Centro de educação infantil: qual a melhor idade para colocar a criança?

Notícias

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
16/12/2024
centro de educação infantil
Um centro de educação infantil pode ser um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças.

Um centro de educação infantil pode ser um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento social, cognitivo e emocional das crianças ainda nos primeiros anos de vida (Primeiríssima Infância). Além de oferecer uma rotina estruturada, proporciona a interação com outros meninos e meninas. Nesse sentido, ensina como compartilhar, esperar a vez e resolver conflitos de forma construtiva. As atividades pedagógicas também estimulam o aprendizado e a criatividade.

Vantagens de um centro de educação infantil

O neuropediatra Anderson Nitsche, do Hospital Pequeno Príncipe, menciona que um centro de educação infantil pode oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos. “Meninas e meninos aprendem a se comunicar, a lidar com emoções e a resolver problemas, estimulando e construindo redes neurais relacionadas à linguagem, coordenação motora, cognição e habilidades sociais. Ainda mais, ambientes estruturados podem acelerar o desenvolvimento de funções executivas como planejamento, organização, controle emocional e motor”, explica.

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção, que são estimuladas por meio de:

  • rodas de conversa, de música, de dança, de contação de histórias, de jogos de imitação, entre outras;
  • atividades lúdicas e de exploração, que incentivam a curiosidade e a resolução de problemas; e
  • rotina, regras e jogos organizados, que ajudam a desenvolver controle da capacidade de resistir aos seus impulsos e atenção sustentada.

Qual é a melhor idade para colocar a criança num centro de educação infantil?

centro de educação infantil
Um centro de educação infantil pode oferecer às crianças um ambiente rico em estímulos.

Não existe uma idade exata, mas entre 1 e 2 anos de idade é um momento comum para iniciar a socialização em grupo. Entretanto, o neuropediatra reforça que isso depende do desenvolvimento individual e da capacidade da criança de afastar-se dos cuidadores com tranquilidade. No Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) determina que a educação infantil é obrigatória a partir dos 4 anos de idade.

O que avaliar antes dessa decisão?

  • Prontidão emocional da criança
    Se demonstra sinais de segurança, independência e interesse em interagir com colegas e participar das atividades.
  • Qualidade do ambiente
    Infraestrutura, equipe, segurança e pedagogia são fatores cruciais para que a experiência seja positiva. Além disso, é aconselhável optar por um centro de educação infantil próximo de casa, para evitar longos deslocamentos.
  • Valores a serem transmitidos
    Avaliar se os valores educacionais estão alinhados com os da família. Isso inclui pensar sobre a importância da vida em comunidade, que implica a participação dos pais e cuidadores na construção de relações saudáveis com outros responsáveis e com os profissionais da educação.

Processo de adaptação

Para ajudar na adaptação, pais e cuidadores podem introduzir a criança gradualmente, participando dos primeiros momentos e criando uma rotina de despedida segura e tranquila.

O médico ressalta que o primeiro ano pode trazer um aumento nas infecções respiratórias e gastrointestinais, devido ao convívio com outras crianças. “Em média, ocorrem de 8 a 12 episódios infecciosos nesse período, o que é comum.  Para tanto, é recomendável conversar com o pediatra sobre como fortalecer a imunidade da criança e lidar com essas situações”, comenta.

Centro de educação infantil, babá ou familiar?

A escolha entre essas opções depende das prioridades e da realidade de cada família. Contudo, é fundamental que a criança se sinta acolhida, segura e estimulada em seu desenvolvimento, com uma rotina que respeite sua individualidade e crie uma base sólida para as futuras etapas de sua vida.

  • Centro de educação infantil: ideal para famílias que buscam socialização e estímulos pedagógicos estruturados. Auxilia no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, além de oferecer um ambiente com rotinas que promovem a disciplina e o aprendizado.
  • Babá: oferece um cuidado individualizado, que pode ser importante para o ritmo de cada criança. O foco é diretamente nas necessidades dos pequenos, respeitando as etapas individuais de desenvolvimento.
  • Familiares: ser cuidado por um parente, como os avós, pode trazer segurança emocional à criança. O parente tende a seguir as práticas e os valores familiares, o que pode proporcionar um ambiente mais coeso e familiar para os pequenos.

Programa Primeiríssima Infância

O objetivo do Programa Primeiríssima Infância, do Hospital Pequeno Príncipe, é empoderar os cuidadores, durante o tempo de internamento, por meio do compartilhamento de informações e reflexões sobre temas relacionados ao desenvolvimento infantil. Essa troca de informações com os pais ou responsáveis pelos pacientes ocorre via rodas de conversa e diversas oficinas – como as de musicalização, relaxamento, brinquedos e brincadeiras, shantala e leitura.

Saiba mais sobre a Primeiríssima Infância!

  • Confira, na playlist a seguir, mais informações sobre a Primeiríssima Infância:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. E a iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3: Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

20/01/2025

Quais são os principais cuidados com a saúde do bebê?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância do acompanhamento desde a gestação
15/01/2025

Quando a psicoterapia infantil é indicada?

Hospital Pequeno Príncipe destaca os benefícios da prática terapêutica, bem como os sinais de alerta que indicam a necessidade da intervenção
08/01/2025

Metapneumovírus humano (HMPV): tudo sobre sintomas, prevenção e tratamento

O vírus é responsável por infecções respiratórias que podem ser graves, especialmente em crianças e pessoas com comorbidades
23/12/2024

2024 no Pequeno Príncipe: conquistas e realizações marcaram o ano

A instituição celebrou marcos na assistência, no ensino e na pesquisa, e se fortaleceu para ampliar o impacto e perenizar a missão
19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
Ver mais