Lives do Pequeno Príncipe: um ano de desafios por conta da pandemia - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Lives do Pequeno Príncipe: um ano de desafios por conta da pandemia

Na última transmissão de 2020, o médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior fez um balanço da atuação do Hospital no enfrentamento ao coronavírus e compartilhou orientações importantes
18/12/2020
Para garantir a proteção de seus pacientes, o Pequeno Príncipe adotou uma série de medidas no combate ao coronavírus.

O Hospital Pequeno Príncipe encerrou, no dia 16 de dezembro, uma série de lives dedicadas a assuntos pertinentes à saúde infantojuvenil. Para fechar a ação em 2020, a 12ª edição teve como tema “Fim de Ano em Tempos de Pandemia: Como Proteger Nossas Crianças”.

Para esse painel, transmitido pelo perfil do maior hospital pediátrico do Brasil no Instagram, o convidado especial foi o vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior. Durante a conversa, além de responder às perguntas enviadas por meio das redes sociais, o especialista reforçou a preparação das equipes do Hospital e da estrutura para o enfrentamento ao coronavírus, além de salientar cuidados importantes nesta fase delicada, sobretudo nas festas de fim de ano.

De acordo com a médico, desde o início da pandemia, foram registrados 1.276 casos suspeitos e cerca de 250 confirmados. Até o momento, a instituição registrou cinco óbitos por conta da COVID-19. “Tivemos que fazer uma readaptação nas nossas rotinas, uma educação continuada. O vírus demonstrou a necessidade das equipes estarem constantemente estudando”, ponderou o especialista.

A educação continuada fez a diferença nas ações contra a COVID-19.

O Pequeno Príncipe, comentou o médico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, adotou todos os protocolos de segurança para os colaboradores, familiares e pacientes. “Reservamos uma área com 10 leitos, inclusive um espaço no centro cirúrgico, para os casos da doença”, avaliou.

Nesse período, o Hospital fez, por exemplo, 196 transplantes. “Mantivemos as atividades de alta complexidade. Sabemos que somos a última porta de uma chance de cura e tratamento para muitas crianças e adolescentes do país”, completou o médico, que destacou o apoio de toda sociedade e dos inúmeros apoiadores para garantir as atividades do Pequeno Príncipe.

Na ausência de uma vacina contra a doença, o médico reforça 5 medidas necessárias no controle do coronavírus: “O isolamento social, o distanciamento, a higienização das mãos, a etiqueta ao tossir e o uso da máscara. Fazendo isso, estamos nos protegendo e cuidando também de quem amamos”, recomendou.

Alertas importantes fizeram parte da live. O médico reforçou a importância da vacinação e dos pais e responsáveis não deixarem de levar as crianças às consultas com os pediatras. A negligência por medo da pandemia pode acarretar em problemas ainda mais graves.

O vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, trouxe orientações importantes na última live de 2020.

Lives

Também participaram das lives o vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, que esclareceu dúvidas importantes no painel “Retorno às Aulas e Pandemia – Quais as Perspectivas em Meio ao Cenário Atual?”, a médica imunologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando, que abordou o tema “Seu Filho tem Infecções de Repetição?”,  o gastroenterologista pediátrico Mário Vieira, que falou sobre “Alergias Alimentares”, e a médica oncologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Ana Paula Kuczynski, comandou o bate-papo sobre  “A Importância do Diagnóstico Precoce nos Casos de Câncer Infantil”.

No Setembro Amarelo, o painel “Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência: Precisamos Falar Sobre Isso” trouxe importantes orientações da psicóloga Daniela Prestes. No fim do mês (23/9), o médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara, discutiu os cuidados com o sono na infância e adolescência no bate-papo intitulado  “Ronco: Quando Levar Meu Filho ao Otorrino?”.

Em outubro, o painel “Vacinação: Tudo o que Você Precisa Saber”, realizado no dia 7, contou com a presença da médica pediatra Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e responsável pelo Centro de Vacinas Pequeno Príncipe. No mesmo mês, em comemoração ao 101º aniversário do maior hospital pediátrico do Brasil, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho comandou, em 21/10, a live batizada como “Pequeno Príncipe: Hospital Único”.

No dia 4 de novembro, a live abordou o tema “Como o Pequeno Príncipe une assistência e pesquisa em prol da vida” e contou com a participação da diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. Para fechar o mês, no dia 18/11, o médico pediatra Eduardo Gubert trouxe importantes orientações no painel “Introdução Alimentar – Principais Dificuldades dos Bebês e dos Pais”. No início de dezembro, dia 2, o assunto foi “Como Cuidar dos Olhos das Nossas Crianças”, com a médica oftalmologista pediátrica Pérola Grupenmacher Iankilevich.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais