Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

    Tudo o que você precisa saber sobre a vacinação

    Às vésperas do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos e também da Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente (para meninas e meninos com até 15 anos), a sétima live do Hospital Pequeno Príncipe reforçou a importância das imunizações
    15/10/2020
    As vacinas são um direito das crianças e adolescentes. O não acesso é um ato de negligência.

    Em tempos de pandemia, imunizar é um ato de amor e salva vidas. Por conta disso e da necessidade de promover essa reflexão entre pais, responsáveis e cuidadores, a sétima live promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe, com temas pertinentes à saúde infantojuvenil, foi “Vacinação: Tudo o que Você Precisa Saber”. O painel, realizado no dia 7 de outubro, trouxe orientações importantes sobre o assunto.

    Transmitido pelo perfil do Hospital no Instagram, o bate-papo virtual, realizado a cada 14 dias, sempre às quartas-feiras, às 17 horas, contou com a presença da médica pediatra Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar da instituição e responsável pelo Centro de Vacinas Pequeno Príncipe. “As vacinas evitam a morte de 2 a 3 milhões de pessoas no mundo. A cada minuto, elas salvam de 5 a 10 vidas”, alertou.

    Vale lembrar que neste sábado, 17 de outubro, é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos e também da Multivacinação para Atualização de Caderneta da Criança e do Adolescente (para meninas e meninos com até 15 anos). As ações, sob o comando do Ministério da Saúde, seguem até 30 de outubro. Infelizmente, até o momento os resultados estão abaixo do esperado.

    Durante o painel, a médica lembrou que a imunização é uma das medidas de maior sucesso quando o assunto é saúde pública. “Isso em termos de custo/benefício e pela redução da mortalidade. Só perde para o tratamento de água”, orientou.

    Heloisa Ihle Garcia Giamberardino lembrou ainda que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) brasileiro é um dos mais bem-sucedidos do mundo e, portanto, a baixa cobertura vacinal verificada no país precisa ser revertida. “As vacinas, muitas vezes, são vítimas do seu próprio sucesso. O tempo passa, as pessoas esquecem das doenças e pensam que não existem mais. Por isso, é fundamental que os calendários vacinais sejam seguidos à risca”, declarou. Importante: a não vacinação de uma criança é uma negligência e pode comprometer a saúde de toda sociedade.

    A médica pediatra Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar da instituição e responsável pelo Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, comandou o painel.

    Lives

    Também participaram das lives o vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, que esclareceu dúvidas importantes no painel “Retorno às Aulas e Pandemia – Quais as Perspectivas em Meio ao Cenário Atual?”, a médica imunologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando, que abordou o tema “Seu Filho tem Infecções de Repetição?”,  o gastroenterologista pediátrico Mário Vieira, que falou sobre “Alergias Alimentares”, e a médica oncologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Ana Paula Kuczynski, comandou o bate-papo sobre  “A Importância do Diagnóstico Precoce nos Casos de Câncer Infantil”.

    No Setembro Amarelo, o painel “Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência: Precisamos Falar Sobre Isso” trouxe importantes orientações da psicóloga Daniela Prestes. No fim do mês (23/9), o médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara, discutiu os cuidados com o sono na infância e adolescência no bate-papo intitulado  “Ronco: Quando Levar Meu Filho ao Otorrino?”. Para saber a programação completa e conferir as edições anteriores, basta acompanhar as redes sociais da instituição.

    + Notícias

    17/08/2022

    Poliomielite tem vacinação como única forma de proteção

    O Hospital Pequeno Príncipe alerta que a queda nos índices de imunização representa risco de novas infecções no país
    16/08/2022

    Telepediatria do Pequeno Príncipe chega à Paranaguá

    Cidade litorânea é a primeira a receber o serviço no estado do Paraná
    15/08/2022

    Transplante de fígado número 50 é realizado pelo Pequeno Príncipe

    O resultado ocorreu após dois anos e meio da retomada da realização do procedimento pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil
    12/08/2022

    Vacinação contra a COVID-19 é fundamental para proteção de crianças de 3 a 5 anos

    Especialista do Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, reforça pontos positivos para os responsáveis que adotam essa medida de prevenção
    10/08/2022

    “Nosso meio ambiente”: pacientes do Projeto Integra participam de ação ambiental

    A iniciativa, realizada na sede que abrigará o Pequeno Príncipe Norte, proporcionou a experiência de explorar o vasto universo do ecossistema presente no local
    08/08/2022

    Colesterol pode ser prevenido com consumo de alimentos saudáveis

    O Hospital Pequeno Príncipe ressalta a importância da adoção de bons hábitos para melhor qualidade de vida desde a infância
    Ver mais