Dia do Médico: um reconhecimento aos que dedicam a vida à medicina

Notícias

Um reconhecimento aos que dedicam a vida à medicina

Neste Dia do Médico, o Hospital Pequeno Príncipe parabeniza esses profissionais, que ajudaram e ajudam a escrever a história do maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil
18/10/2023
Dia do Médico
Neste Dia do Médico, a instituição honra o passado e celebra o presente daqueles que se dedicaram e dedicam no cuidado e amor à criança.

O Hospital Pequeno Príncipe é um centro de referência em todo o Brasil. E esse reconhecimento só é possível por conta da dedicação de milhares de pessoas que, ao longo de quase 104 anos, buscam sempre oferecer o melhor em benefício das crianças e dos adolescentes. Um exemplo de cuidado que ajuda a transformar a realidade da saúde é a atuação da equipe médica. A admiração e o reconhecimento por esses profissionais ultrapassaram os muros da instituição e foram destaques também em homenagens públicas em alusão ao Dia do Médico (18 de outubro).

Os médicos que atuam no Hospital Pequeno Príncipe dedicam a vida ao ofício de cuidar, tratar e, quando possível, curar. “Hoje celebramos o comprometimento que permeia cada geração de médicos no Pequeno Príncipe. Parabéns aos médicos – que, aliados aos demais profissionais, aprendem e multiplicam juntos a generosidade, a excelência, a humanidade, o profissionalismo, o conhecimento e o cuidado. Essa atuação proporciona avanços para a medicina e para toda a nossa sociedade”, pontua o diretor-técnico da instituição, Donizetti Dimer Giamberardino Filho.

Reconhecimento prestado de forma pública em alusão ao Dia do Médico

Na noite de segunda-feira, dia 16, uma singela homenagem foi realizada a alguns desses profissionais na Assembleia Legislativa do Paraná. O evento honrou a atuação de mais de 500 profissionais da medicina. A proposição foi do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); do coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, deputado Ney Leprevost (União); e da deputada Flávia Francischini (União).

Entre os condecorados estavam 56 médicos do Hospital Pequeno Príncipe, sendo eles: Adilson Girotto Narciso de Oliveira,  Adriana Saito Jasper, Adriano Keijiro Maeda, Alexandre Novick Francisco, Alfredo Lorh Junior, Ana Carolina Pauleto, Anne Karoline Groth, Ana Laura Loyola Munhoz da Cunha, André Marcelo Okura, Antonio Carlos Moreira Amarante, Barbara D’Agnoluzzo Moreira, Carolina Rizzoni Silveira, Christina Feitosa Pelajo, Claudio Schultz, Cristiane Nogueira Binotto, Daniela Bianchi Garcia, Eliana Costa Pelisari, Evando José Aguila Gois, Fabio Lucio Stalhschmidt, Flávia Costa Prevedello, Flora Mitie Watanabe, Giana Silveira Giostri, Gisele Loth, Gustavo Klug Pimentel, Ian Selonke, João Carlos Gabers, Jocemara Gurmini, Jorge Alberto Ledesma, José Sampaio Neto, Khristiano Mendes Ribeiro, Lânia Fátima Romanzin Xavier, Lauro João Lobo Alcântara, Leila Derviche, Leila Grisa Telles, Leo Agostinho Solarewicz, Leon Grupenmacher, Luciane Cristine Oliveira Valdez, Luis Eduardo Munhoz da Rocha, Luiz Antonio Munhoz da Cunha, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, Mariana Malucelli, Mario Cesar Vieira, Nara Beatriz Estorillio dos S. Vieira, Paulo Breno Noronha Liberalesso, Rosangela Fatima Interaminense Garbers, Rosangela Roginski Rea, Rodrigo Guimarães Pereira, Sandra Lange Zaponi Melek, Sérgio Bernardo Tenório, Silmara Aparecida Possas, Sylvio Gilberto Andrade Avilla, Tsukiyo Obu Kamoi, Victor Horácio de Souza Costa Júnior, Vinicius Nicolau Woitiwicz, Vitor Costa Palazzo e Wilmington Roque Torres Cosenza.

As homenagens se estenderam também na Câmara Municipal de Curitiba na noite de quarta-feira, dia 18.  A proposição foi do vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). Entre os condecorados, estavam nove médicos do Hospital Pequeno Príncipe, sendo eles: Eduardo Maranhão Gubert, Eurípides Ferreira, Gabriela Caus Fernandes Luiz, Jocemara Gurmini, Lucimary de Castro Sylvestre, Luiz Müller Avila, Ovídio Lacerda Ferreira, Paulo Ramos David João e Sandra Lange Zaponi Melek.

Cuidado integral, medicina de ponta

Milhares de crianças e adolescentes já tiveram a vida transformada no Hospital Pequeno Príncipe, o maior exclusivamente pediátrico do Brasil e reconhecido como o melhor pediátrico da América Latina no ranking da revista norte-americana Newsweek. A instituição presta cerca de 250 mil atendimentos ambulatoriais por ano e é referência em procedimentos de média e alta complexidade. O Hospital tem 378 leitos, sendo 68 deles em UTIs, e realiza pelo menos 60% dos seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É um centro completo de diagnóstico e tratamento, e oferece 35 especialidades médicas, que contam com equipes multiprofissionais especializadas.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
Ver mais