Constipação intestinal: causas mais comuns estão na primeira infância

Notícias

Constipação intestinal: causas mais comuns estão na primeira infância

Hospital Pequeno Príncipe orienta pais e familiares para prevenção com mudanças simples na rotina das crianças
05/07/2023
constipação intestinal
Em geral, a constipação intestinal requer mudanças no estilo de vida, como inclusão de alimentos com fibras na dieta.

A maioria das doenças que atingem o trato gastrointestinal de adultos também pode afetar as crianças – e a constipação intestinal é uma delas. A condição caracteriza-se pela dificuldade nos momentos de necessidade de ir ao banheiro, causando desconfortos e prejuízos à saúde da criança.

Durante a primeira infância (período de 0 a 6 anos de vida), casos de constipação são comuns – principalmente durante as fases da introdução alimentar e do desfralde. Por isso, o Pequeno Príncipe orienta pais e familiares para a observação de possíveis sintomas no dia a dia.

Causas da constipação intestinal

A constipação intestinal é uma condição que está, na maior parte dos quadros, ligada à alimentação. Maria Emília Suplicy, nutricionista do Pequeno Príncipe, conta que a constipação é comum na fase de introdução dos alimentos, pois pode ocorrer a seletividade alimentar. Ou seja, em alguns casos, a criança recusa comer frutas, legumes e verduras – os quais contêm mais fibras e auxiliam na evacuação.

Em outros casos, uma situação pontual e negativa anterior faz a criança reter voluntariamente as fezes, por medo de dor ou desconforto em usar o vaso sanitário – como no momento do desfralde. A situação pode, inclusive, estender-se para o ambiente escolar e, por isso, merece atenção de pais e profissionais da educação. “É preciso tratar o assunto com naturalidade, sem pressão ou castigos. Livros educativos podem ajudar de forma lúdica”, completa a nutricionista.

O médico e chefe do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Mário Vieira, explica que a constipação intestinal raramente está associada a doenças mais graves que afetam o trato gastrointestinal. “Caso o pediatra da criança note a presença de sintomas associados, como anemia, distensão abdominal e baixo crescimento em estatura e peso, exames complementares devem ser solicitados para investigação de outras causas”, ressalta.

Tratamento

Em geral, a constipação requer mudanças no estilo de vida. Nos quadros em que as causas são funcionais, mudanças na alimentação e no comportamento podem melhorar a situação. Isso pode envolver inclusão de mais fibras na dieta, redução de alimentos ultraprocessados, hidratação com a ingestão de água adequada e adoção de atividade física para que o trânsito intestinal volte ao normal.

Em outros casos, além de alterações na rotina, é fundamental o acompanhamento com equipe multidisciplinar para verificar sintomas e tratamento adequado. Para isso, após a investigação de causas mais graves, o pediatra da criança pode solicitar o encaminhamento do paciente para serviços especializados – como o do Pequeno Príncipe.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

11/10/2024

Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends: jogadores confirmados

Saiba como adquirir os ingressos para a partida solidária, que será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
09/10/2024

Bronquite e bronquiolite: quais são as diferenças?

Saber diferenciar as doenças é essencial para a garantia de tratamento adequado de crianças e adolescentes
03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
27/09/2024

Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
Ver mais