Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Notícias

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
05/06/2024
como trabalhar a educação ambiental desde a infância
A instituição, pioneira e destaque internacional em iniciativas ambientais, dá dicas de como trabalhar a educação ambiental desde a infância.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, lembra da urgente necessidade do cuidado de cada um com o planeta. As recentes tragédias (enchentes, altas temperaturas, extinção de biomas, entre outros) trouxeram à tona a realidade das mudanças climáticas e suas consequências. Por isso, nesta data, o Hospital Pequeno Príncipe – instituição de saúde pioneira e de destaque internacional em iniciativas ambientais – dá dicas de como trabalhar o tema desde a infância.

Ensinar as crianças sobre o cuidado com o meio ambiente desde cedo é crucial para entender que as ações de cada indivíduo têm consequências diretas na natureza. Segundo a NASA, as temperaturas globais médias aumentaram em mais de 1 grau Celsius desde o final do século XIX, principalmente devido à emissão de gases de efeito estufa pelas atividades humanas.

“Situações como as enchentes mostram um desequilíbrio ambiental importante. E esse pode ser um gancho para ensinar as crianças sobre o que leva a isso. Por exemplo, quanto mais produtos consumimos, mais recursos naturais são necessários para sua produção, além de gerar mais lixo e poluição”, pontua a psicóloga e coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Angelita Wisnieski da Silva.

cavalo caramelo

A imagem do urso polar em uma pequena placa de gelo, rodeado por água derretida, é um símbolo de desequilíbrios climáticos causados, em grande parte, pelo aquecimento global. Esse ícone, comparado com os animais nas recentes enchentes do Rio Grande do Sul, em cima de telhados, mostram às crianças situações cada vez mais próximas. O aquecimento global ameaça cerca de um milhão de espécies com a extinção nas próximas décadas, de acordo com um relatório da ONU.

Dicas de como trabalhar a educação ambiental desde a infância

Falar didaticamente com crianças sobre a conservação do meio ambiente é essencial para formar cidadãos conscientes e responsáveis. Essas dicas podem ser acompanhadas de explicações simples e exemplos, pois as crianças aprendem mais quando fazem na prática.

  1. Demonstre como reduzir o lixo, reutilizar materiais, reciclar sempre que possível e separar os resíduos.
  2. Mostre como fechar a torneira enquanto escovam os dentes e incentive banhos mais curtos.
  3. Ensine a apagar as luzes ao sair de um cômodo e a desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados.
  4. Exponha o impacto do desperdício de alimentos.
  5. Incentive caminhar ou andar de bicicleta para trajetos curtos.
  6. Explique a importância da natureza para o ar e incentive a cuidar das plantas em casa.
  7. Relate a importância de respeitar os animais e de preservar seus habitats.
  8. Participe de ações comunitárias, como atividades de limpeza de praias, parques e áreas públicas.
  9. Diga para optar por sacolas e garrafas reutilizáveis em vez de descartáveis.
  10. Faça visitas a parques, reservas naturais e zoológicos, leia livros e assista a filmes com enfoque educativo sobre o meio ambiente.

Compromisso do Pequeno Príncipe com o meio ambiente

O Pequeno Príncipe se destaca por suas iniciativas de conservação ambiental. Por exemplo, captação de água da chuva, reaproveitamento de resíduos, programas de eficiência energética e redução das emissões de carbono. Além disso, é o único hospital no mundo com um indicador de saúde ambiental em seu planejamento estratégico e é reconhecido com classificação Ouro no Health Care Climate Challenge.

“Acreditamos que a saúde das crianças, dos adolescentes e de suas famílias está intrinsecamente relacionada à saúde do planeta. Conservar a natureza com ações sustentáveis gera valor à instituição, mas, principalmente, à sociedade. É um meio de garantir qualidade de vida às presentes e às futuras gerações”, conclui o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Ação contra a Mudança Global do Clima (ODS 13).

Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
FacebookInstagramTwitter, LinkedInYouTube e TikTok.

+ Notícias

20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
Ver mais