Campanha de Multivacinação: leve as crianças e adolescentes para vacinar

Notícias

Campanha de Multivacinação: leve as crianças e adolescentes para vacinar

O Hospital Pequeno Príncipe lembra que as vacinas são essenciais para garantir uma vida saudável e que é papel dos pais e responsáveis manter a carteira atualizada
17/10/2023
Campanha de Multivacinação
No Paraná, a Campanha de Multivacinação será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro.

O Dia Nacional da Vacinação deste ano coincide com a Campanha de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. No Paraná, será realizada até o dia 28 de outubro, com o Dia D de mobilização marcado para 21 de outubro. A vacinação é um ato de extrema importância para a saúde pública, e a campanha é uma oportunidade de garantir que as crianças e os adolescentes recebam todas as imunizações necessárias para um desenvolvimento saudável.

Desafios da cobertura vacinal no Brasil

No Brasil, somente a vacina BCG, que protege contra formas graves de tuberculose, atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde em 2022, com 99,5% de crianças vacinadas. Um levantamento inédito do Observatório de Saúde da Infância (Observa Infância – Fiocruz/Unifase), baseado em dados dos sistemas públicos de saúde, levou em consideração quatro imunizações essenciais. Entre elas, a BCG, a poliomielite, a DTP (difteria, tétano e coqueluche) e a MMRV (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Infelizmente, o cenário está longe do ideal. A poliomielite, por exemplo, atingiu 85,3% das doses iniciais e apenas 67,7% em relação à dose de reforço. Entre as Américas, o Brasil é o segundo país com maior risco da reintrodução do vírus, atrás apenas do Haiti. “As doenças evitáveis pela vacinação podem causar sequelas para a vida toda. Por isso, defendo as vacinas como a principal ferramenta atual de proteção contra doenças infecciosas para as crianças, adolescentes e população em geral”, explica a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Campanha de Multivacinação

A Campanha de Multivacinação tem como objetivo reforçar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, bem como campanhas contra a COVID-19 e a influenza. O foco principal é em crianças e adolescentes com até 15 anos. E a expectativa é de aplicar cerca de 250 mil doses em todo o Paraná.

As vacinas disponíveis na campanha são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral de Poliomielite (VOP), Pneumocócica 10 Valente, Meningocócica C, Meningocócica ACWY, Tríplice Viral (SCR), Varicela, Hepatite A, Febre Amarela, Rotavírus, HPV, DTP, COVID-19 e Influenza.

“A proteção de nossas crianças e adolescentes começa com a conscientização e ação de pais, médicos e autoridades de saúde, trabalhando juntos para tornar o presente e o futuro mais saudáveis e seguros para todas as gerações. Não deixe de levar seus filhos para se vacinar, não apenas nessa campanha, mas sempre que indicado pelo pediatra”, finaliza a médica.

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, referência em imunizações há mais de 20 anos, disponibiliza os imunizantes para todas as faixas etárias – de recém-nascidos até idosos. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h, sem necessidade de agendamento. Além disso, também é possível que uma equipe vá realizar a vacinação em casa, mediante agendamento por meio do telefone (41) 3310-1414 ou (41) 3310-1141.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais