Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (Facebook, Instagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!
Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends reúne 28 mil em prol da saúde das crianças
Curitiba se tornou palco de uma grande celebração esportiva e solidária neste domingo, dia 17. O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends, promovido pelo Complexo Pequeno Príncipe, reuniu alguns dos maiores nomes do futebol mundial em uma partida memorável entre Barça Legends e Pelé Pequeno Príncipe Legends. Com 28 mil torcedores comparecendo à Ligga Arena, o evento proporcionou alegria e união ao público em prol da causa da saúde infantojuvenil.
O clima foi de festa e emoção. Em uma atmosfera de muita tranquilidade, famílias aproveitaram o momento especial, que também marcou o aniversário de 105 anos do Hospital Pequeno Príncipe. Os colaboradores das três unidades foram presenteados com ingressos para que pudessem aproveitar a partida com seus familiares e amigos. O evento lendário também integrou a Sport Integrity Week 2024, que se dedica à promoção e celebração da integridade no esporte.
A presença de uma equipe de arbitragem exclusivamente feminina no Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends foi um símbolo do compromisso com a igualdade de gênero, inspirando avanços no esporte e reforçando o protagonismo feminino. Além disso, para ressaltar seu compromisso com o meio ambiente, o Complexo Pequeno Príncipe implementou a neutralização de carbono no jogo, calculando e mitigando as emissões de gases de efeito estufa associadas ao evento.
União pela saúde infantojuvenil
O diretor-corporativo José Álvaro da Silva Carneiro destacou o poder transformador do esporte. “O esporte pela vida vai além de um duelo em campo, ele representa a causa da saúde e do direito à vida. Quando envolve crianças, essa missão se torna ainda mais relevante. A Fundação Barcelona [Barça Fundació] e o Barça Legends estão conosco nesse projeto justamente por terem um compromisso de transformar vidas de meninos e meninas por meio do esporte, saúde e educação.”
Além de unir o esporte em prol da saúde infantil, o jogo celebrou o primeiro Dia do Rei Pelé no Brasil. A criação da data foi liderada pelo Complexo Pequeno Príncipe em homenagem ao milésimo gol do Rei do Futebol, no dia 19 de novembro de 1969, que foi dedicado às crianças. O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, criado em 2005, é o único projeto social formalmente apadrinhado por Pelé, concretizando seu legado. Essa parceria fez surgir muitos projetos que ajudaram a financiar pesquisas e a dar esperança de vida para milhares de meninos e meninas.
Crianças no centro da celebração
O evento também contou com a participação especial das crianças, que fazem parte do universo do Complexo Pequeno Príncipe. De um lado, pacientes do Centro de Reabilitação e Convivência formaram um diversificado bandeirão que emocionou o público. De outro, pacientes e filhos de colaboradores tiveram o privilégio de entrar em campo ao lado dos jogadores, vivendo um momento único de integração com ídolos do futebol. Essa experiência reforçou o espírito de união e esperança que o jogo representou, colocando as crianças no centro da celebração.
Energia da torcida
Para envolver ainda mais os torcedores, a abertura do Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends contou com a participação da ginasta Júlia Soares, que destacou-se nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Já o intervalo, teve a animação das cheerleaders e da bateria Febre Amarela, formadas por estudantes da Faculdades Pequeno Príncipe. Juntas, essas equipes reforçaram o espírito alegre e inclusivo do evento, além de mostrar o envolvimento dos alunos na causa da saúde infantojuvenil.
Craques em campo pela saúde
Desde o lançamento do projeto, alguns dos craques do futebol têm apoiado o Complexo Pequeno Príncipe, destacando a relevância de participar dessa causa. “O Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends é a realização de um projeto antigo da instituição, que sonhava em reunir craques em prol da saúde infantojuvenil. Homenagear o Rei do Futebol, com lendas brasileiras e agregados defendendo a Seleção Pequeno Príncipe num duelo contra o Barça Legends, é a realização de um sonho”, realçou o diretor-corporativo.
Veja algumas falas:
“Como ex-atleta, sei a mobilização que nossa imagem pode gerar. Mas aqui é uma questão pessoal, social e humana. Estou aqui para dar visibilidade ao trabalho maravilhoso que o Hospital faz. E cabe à sociedade abraçar essa causa e perceber a importância de apoiar um projeto que oferece esperança e qualidade de vida para milhares de crianças e famílias.” – Fernando Prass
“Nem nos meus melhores sonhos estaria participando de um evento com essa importância. Afinal, jogamos para um bem muito maior do que o esporte. Me sinto lisonjeado, pois o Pequeno Príncipe é um hospital modelo, nacional e internacionalmente. Jogo por tudo que o Hospital faz pelas crianças e pelo legado do nosso eterno rei Pelé.” – Adriano
“Quem tem filhos e já precisou sabe o valor do Hospital Pequeno Príncipe na vida de uma família. Estaremos aqui quantas vezes for preciso pelo impacto que esse trabalho tem, pela diferença que faz na vida de tantas crianças e famílias.” – Ricardinho
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).