O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

A interação com os bebês começa ainda na fase da gestação e é essencial para o desenvolvimento infantil
01/11/2016

????????????????????????????????????
Desde a gestação, os bebês já interagem com as suas mães. Depois que nascem, os choros, risadas e sons são tentativas de comunicação.  Com as primeiras palavras, surgem novos desafios e também conquistas. Durante todo esse processo, o estimulo dos cuidadores é essencial para o desenvolvimento infantil. No período que compreende a Primeira Infância – durante a gravidez até os seis primeiros anos de vida –, essas questões são ainda mais importantes, pois é nessa época que a arquitetura cerebral começa a ser formada.

Para a coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, os bebês se comunicam o tempo todo. “É fundamental que os cuidadores respondam aos estímulos dos pequenos, afinal a comunicação é sempre um diálogo no qual as pessoas vão se conhecendo e se adaptando. É preciso saber ouvir e saber falar”, explicou.

De acordo com a profissional, é interessante que os responsáveis criem histórias com os meninos e meninas, pois assim eles são apresentados ao mundo por meio das palavras. “Desde o primeiro dia de vida, os cuidadores devem situar a criança no contexto em que ela vive, falando frases do tipo ‘essa é a sua casa’ ou ‘eu sou a sua mãe’”, relatou.

Apesar disso, a conversa deve sempre ocorrer naturalmente. “O estímulo forçado pode ser prejudicial, precisamos deixar que os bebês se desenvolvam e façam as coisas sozinhos”, apontou a psicóloga. Ela também alerta para a necessidade de alguns cuidados especiais com as crianças. “É preciso estar atento ao que se fala perto dos meninos e meninas, além de observar o tom de voz que é utilizado. Manter um ambiente seguro e protegido para os pequenos é essencial”, destaca Ângela.

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 8, o tema será a segurança dos meninos e meninas ainda nos primeiros anos de vida. 
Leia também:
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/cinco-sentidos-aliados-no-desenvolvimento-infantil/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/vinculo-uma-ligacao-de-amor/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/violencia-na-primeira-infancia/
https://pequenoprincipe.org.br/noticia/precisamos-falar-sobre-primeira-infancia/

+ Notícias

05/06/2026

Saúde Única: por que saúde humana, animal e ambiental estão conectadas?

No Complexo Pequeno Príncipe, essa visão orienta iniciativas que buscam promover saúde com compromisso com as futuras gerações
02/06/2026

18.ª Noite dos Chefs celebra solidariedade em prol da saúde infantojuvenil

O evento se consolidou como uma das mais tradicionais iniciativas beneficentes da instituição
01/06/2026

Cor da secreção nasal: o que pode indicar em crianças e adolescentes

Mudanças no aspecto do muco podem sinalizar desde irritações simples até infecções respiratórias
25/05/2026

Misoginia na adolescência: o papel da família e da educação na prevenção

O diálogo aberto e a educação emocional desde a infância promovem a construção de relações mais saudáveis, baseadas no respeito, na empatia e na igualdade de gênero
18/05/2026

Violência atinge principalmente a primeira infância 

Levantamento do Hospital Pequeno Príncipe aponta que maioria das crianças atendidas tem até 6 anos; saiba como agir e proteger
07/05/2026

Quando é indicada medicação para TDAH em crianças e adolescentes?

Principais opções, funcionamento e efeitos do medicamento
Ver mais