Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Mais de 4 mil pulseirinhas de identificação já foram distribuídas no litoral do Paraná

Desde o início da Operação Verão Maior, mais de 150 crianças já se perderam nas praias do estado
08/01/2020
As pulseirinhas de identificação são fundamentais para a segurança das crianças nas praias.

Criança na praia exige atenção redobrada dos pais e responsáveis. Para evitar que os dias de lazer e férias se transformem em dor de cabeça, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseirinhas de identificação em todo litoral do estado.

Desde o dia 21 de dezembro, quando teve início a Operação Verão Paraná 2019/2020 (também chamada de Verão Maior), mais de 4 mil pulseirinhas já foram distribuídas. Elas também estão disponíveis para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Até os primeiros dias de janeiro, foram registrados mais de 150 casos de desaparecimento de meninos e meninas nas cidades litorâneas. A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas. “Além das pulseirinhas de identificação, é importante que os pais orientem os filhos a conversar com um policial ou bombeiro se  perceberem que estão perdidos. É fácil identificá-los pelo uniforme. O ideal mesmo é  que elas nunca se afastem dos responsáveis”, comenta.

Há casos de crianças encontradas a mais de dois quilômetros de distância do local de saída, pois é comum perderem a referência de onde estão. O major Luciano José Romão, subcomandante da Operação Verão Maior no litoral do Paraná, afirmou que os dados contidos na pulseira facilitam o reencontro com a família. Ele informou que os pais podem procurar os postos policiais para colocar as pulseirinhas nas crianças. “A pessoa vendo uma criança chorando, acessa a pulseira e sabe para quem ligar, o nome dela, os nomes dos pais, onde estão hospedados, vê como fazer o contato”, reforça.

A coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, Ângela Bley, lembra que a atenção dos responsáveis é primordial para evitar problemas.
A colocação de cartazes com imagens de crianças desaparecidas é uma das ações realizadas no litoral do Paraná.

Sicride
O Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) também está com ações no litoral paranaense durante o verão 2020. O objetivo é conscientizar os pais, orientando-os a respeito de cuidados junto às crianças, com o objetivo de evitar casos de desaparecimento.

A Polícia Civil do Paraná tem feito ações preventivas, desde o início da Operação Verão Maior, buscando contribuir para o bem-estar de crianças e adolescentes durante toda a temporada, ocasião em que muitas famílias aproveitam o litoral paranaense.  A colocação de cartazes com fotos de crianças desaparecidas em estabelecimentos comerciais e em lugares de grande circulação de pessoas, como rodoviárias, ferryboat, feiras, entre outros espaços, é outra ação realizada na temporada.

* Com informações da Rádio Paiquerê.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais