Hospital Pequeno Príncipe organiza ações de boas-vindas aos aprovados nos programas de Residência Médica - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hospital Pequeno Príncipe organiza ações de boas-vindas aos aprovados nos programas de Residência Médica

Os profissionais participaram de palestras sobre os mais variados temas, que reforçam a história, posicionamento, missão e valores da instituição
26/02/2018
O diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, deu as boas-vindas aos novos residentes.

Os médicos aprovados nos programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe iniciaram nesta segunda-feira, dia 26, as atividades na instituição. Os profissionais tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre os mais variados temas – como humanização, marketing, comunicação, semiologia pediátrica, entre outros – e que reforçam a história de quase um século da instituição dedicada à assistência, pesquisa, ensino e mobilização social.

Na abertura das atividades, o diretor técnico do Pequeno Príncipe, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, ficou responsável por dar as boas-vindas aos residentes. “Somos um hospital de crianças e esse é o nosso grande diferencial”, falou.

Referência em saúde infantojuvenil, a excelência técnico-científica e o cuidado humanizado são destaques do Pequeno Príncipe em todo Brasil. “Temos aqui hoje os melhores especialistas, pois as nossas residências são muito disputadas. É importante que no trabalho diário com nossas crianças utilizem o que aprenderam com as suas famílias – a educação, a gentileza. É importante saber se colocar no lugar do outro”, avaliou a diretora executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

Experiências
Cada médico aprovado para as residências do Hospital Pequeno Príncipe teve uma motivação para a escolha da instituição. Amanda Ginani Antunes, residente de Cirurgia Pediátrica, ficou encantada pelo fato de ser um espaço dedicado exclusivamente às crianças. “Não podemos tratá-las como um adulto, é preciso estar nesse mundo lúdico, que é característico delas. O médico precisa vivenciar isso para poder tratá-las da melhor forma possível’, comenta a jovem, que veio de Natal, Rio Grande do Norte.

Letícia Negreiros Alcântara, residente de Cardiologia Pediátrica,  tem uma história afetiva com o Pequeno Príncipe. A irmã da residente fez tratamento na instituição. “Queria muito poder voltar um dia aqui. Ela foi tratada de um jeito muito especial e minha mãe é apaixonada até hoje pelo Hospital. Mesmo com  21 anos, minha irmã ainda vem aqui”, revelou.

Sobre os programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe

Os programas de Residência Médica do Hospital Pequeno Príncipe têm duração de 3 anos, conforme determinação da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Para candidatar-se,  o profissional deve ser médico com diploma reconhecido pelo MEC.

A instituição oferece os seguintes programas:
•    Pediatria
•    Cirurgia Pediátrica
•    Cancerologia Pediátrica
•    Ortopedia e Traumatologia
•    Psiquiatria da Infância e Adolescência
•    Medicina da Família e Comunidade
Áreas da Pediatria: Cardiologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatalogia, Nefrologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Nutrologia e Pneumologia Pediátrica.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais