Dia do pediatra: Pequeno Príncipe tem motivos de sobra para comemorar - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Dia do pediatra: Pequeno Príncipe tem motivos de sobra para comemorar

Berço da Pediatria no Paraná, a instituição conta com 300 profissionais que atuam no desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes
27/07/2016

DSC07278O pediatra é o médico responsável por fornecer a orientação necessária para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, indicando as ações adequadas para recuperar a saúde e prevenir doenças. Para homenagear esses profissionais, nesta quarta-feira, dia 27, é comemorado o Dia do Pediatra.

“Essa é uma das especialidades da medicina de grande relevância, porque uma criança saudável resulta em um adulto saudável. O pediatra, então, pode prever e tratar doenças, é responsável por realizar consultas de rotina e acompanhar o crescimento dos meninos e meninas. Esse profissional também tem a responsabilidade de auxiliar os pais na formação da criança desde o nascimento”, explica o vice-diretor clínico, coordenador da residência em pediatria e infectologista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe, Victor Horácio de Souza Costa Junior.

A formação de um pediatra exige tempo e muita dedicação. Para atuar como médico clínico, além de seis anos de graduação em medicina, o profissional precisa passar por três anos de residência em um hospital pediátrico. Já para ser cirurgião pediátrico, mais do que os anos de graduação, são necessários dois anos de residência em cirurgia geral seguidos de três anos em cirurgia pediátrica.

Pediatria no Hospital Pequeno Príncipe
Dr_Victor_Horacio_e_residentes_1Berço da Pediatria no Paraná, a instituição começou os seus trabalhos no início do século passado, há 96 anos, quando ainda era chamado de Hospital de Crianças. Desde 1970, também forma médicos em seu programa de residência do Brasil. Somente em 2015, 195 candidatos se inscreveram para as 12 vagas ofertadas em pediatria. “É um dos processos seletivos mais concorridos do país”, aponta o vice-diretor.

Concentrar em um mesmo ambiente a experiência profissional, variadas especialidades, acesso a diferentes terapias e meios diagnósticos é o grande diferencial do serviço no Pequeno Príncipe. Na instituição, o cuidar de crianças tem como base o conhecimento científico e a tecnologia de ponta. Por isso, o Hospital é reconhecido por sua excelência em todos os atendimentos pediátricos e tem em seu quadro 300 médicos.

“Hoje, além do conhecimento em medicina, nossos profissionais devem conhecer profundamente a criança e a dinâmica familiar em que ela está inserida. Somente com isso, é possível o cuidado integral dos meninos e meninas atendidos”, destaca o médico.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais