Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Hospital Pequeno Príncipe recebe cerca de 70 novos projetos por ano - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Hospital Pequeno Príncipe recebe cerca de 70 novos projetos por ano

Todos os estudos científicos realizados nas dependências da instituição são submetidos ao grupo
17/05/2018
O médico Nilton Kiesel Filho coordena os trabalhos do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Hospital Pequeno Príncipe (CEP).

O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos do Hospital Pequeno Príncipe (CEP) avalia – do ponto de vista ético e metodológico – todos os estudos científicos realizados nas dependências da instituição. Criado em 2000, já acompanhou mais de 1.600 pesquisas e recebe uma média de 70 novos projetos todos os anos.

Formado por um colegiado multidisciplinar, o grupo conta com 16 membros. São médicos, enfermeiros, psicólogos, biólogos, neurocientistas, farmacêuticos e um representante de usuário do serviço de saúde, que atuam de maneira consultiva, deliberativa e educativa desde a análise e aprovação dos projetos de pesquisa até o acompanhamento dos estudos científicos na instituição. “Nossa intenção é ter o pesquisador como parceiro em nível ético-científico, regulando, orientando e incentivando a pesquisa com seres humanos”, reforça o coordenador do CEP do Pequeno Príncipe, médico Nilton Kiesel Filho.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Bonald Figueiredo, já submeteu sete estudos ao CEP do Hospital e destaca a importância do grupo. “Ao analisar um projeto, o colegiado indica falhas e recomenda alterações e soluções, o que torna o projeto com menor chance de erros éticos”, completa.

Já para o residente em neuropediatria, Daniel Valle, o Comitê de Ética em Pesquisa facilitou para a elaboração de um projeto coeso, viável e de acordo com aspectos éticos para a realização de três pesquisas com seres humanos. “O CEP permite uma maior humanização dos estudos e auxílio na aplicabilidade das pesquisas para a promoção da saúde”, acrescenta o médico.

Certificações

O CEP do Hospital Pequeno Príncipe está certificado pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Ministério da Saúde. A instituição também é reconhecida como IRB (Institutional Review Board) em pesquisas com seres humanos compartilhadas com o Departamento de Saúde Americano e Investigações Clínicas no FDA (Food and Drug Administration).

Por meio do CEP, o Hospital também recebeu a certificação FWA (Federalwide Assurance for the Protection Of Human Subjects), que o reconhece como uma unidade que cumpre as regulações éticas internacionais na realização de trabalhos científicos

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais