Transplantes

Procedimentos realizados

O Pequeno Príncipe realiza transplantes de rim, fígado, coração e tecido ósseo. Realizou mais de 400 transplantes de órgãos na última década, sendo que no transplante de rins se equipara aos melhores do mundo em sobrevida dos pacientes.

Solidariedade e eficiência que transforam vidas

Um sábado agitado: cinco transplantes no mesmo dia

Em 11 de dezembro de 2010, o gesto de solidariedade de uma família que optou por fazer a doação dos rins, coração e fígado marcou a história do Hospital Pequeno Príncipe e a vida das cinco crianças e adolescentes que estavam na fila de espera por transplante de órgãos.

As equipes sob a coordenação dos médicos Fábio Sallum, Júlio Wiehdker e Antonio Ernesto da Silveira tiveram de ser muito ágeis. Foi uma batalha contra o tempo. Os órgãos doados foram encaminhados por avião ao Pequeno Príncipe, onde os preparativos para as cirurgias já haviam sido feitos.

O bebê Heloíse, de apenas oito meses, de Paranaguá–PR, que sem o transplante teria poucas chances de vida, recebeu o fígado. O coração foi destinado a Crislaine, de 7 anos, que veio de Piraí do Sul–PR e esperava por um órgão há mais de um ano. Os dois rins foram encaminhados a duas adolescentes de 15 anos: Brenda, de Blumenau–SC, e Suelen, de Castro–PR. O quinto transplante do dia, de rim, veio de outro doador de Curitiba. O órgão foi para Alexandre, de 17 anos de idade, vindo de São Miguel do Iguaçu–PR.

Os cinco transplantes foram realizados com sucesso e as crianças, monitoradas pelos serviços do Pequeno Príncipe após as cirurgias, se recuperaram bem.

Faça sua doação