Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

Notícias

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
03/05/2024
início obras obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO
A previsão é de que as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO se estendam por quatro meses.

Em abril, iniciaram as obras de reconstrução do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Pequeno Príncipe. O espaço foi destruído por um incêndio ocorrido em outubro de 2023, tornando esse um dos fatos mais desafiadores da história recente da instituição. A área afetada pelo fogo era coberta por seguro, porém a auditoria realizada pela seguradora ainda não foi concluída. Por isso, começaram as obras com os recursos captados junto à sociedade – da meta de R$ 5 milhões, R$ 3 milhões foram alcançados.

“Recebemos um apoio muito significativo para iniciar as obras, enquanto aguardamos as definições com a seguradora. Com o apoio de empresas e pessoas comprometidas com o direito à vida de todos os meninos e meninas, vamos reerguer esse espaço, que simboliza esperança para tantas crianças, adolescentes e famílias que lutam contra o câncer infantil”, declara a diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro.

A previsão é de que os trabalhos se estendam por quatro meses. Com os recursos, serão refeitas as áreas destruídas, adquiridos mobiliários e equipamentos, e instalados novos sistemas que tornem o ambiente funcional. Dentre os espaços que serão reconstruídos, estão: recepção, área administrativa, secretaria, consultórios, salas de quimioterapia e observação, preparo de infusões e depósito de limpeza.

Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO
Desde o dia do incêndio, as quimioterapias e consultas são realizadas na sala do Setor de Educação e Cultura.

Compromisso

Mesmo diante da gravidade da ocorrência, nenhum tratamento ou atividade foi interrompido. Os pacientes que tinham prescrição de quimioterapia ou consultas no dia do incêndio foram levados a outros ambientes do Hospital para continuar seu tratamento.

Enquanto isso, as equipes de hotelaria e manutenção rapidamente adaptaram as salas do Setor de Educação e Cultura – que, já no dia seguinte ao sinistro, passaram a acomodar provisoriamente o Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO.

Já as atividades de educação e cultura foram mantidas em sua integralidade e continuaram a ser realizadas em outros ambientes, como biblioteca, quartos e ambulatórios.

Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO
Profissionais de diferentes setores se disponibilizaram para ajudar.

Reconhecimento dos profissionais

A explosão, seguida de incêndio, ocorreu por volta das 7h30 do dia 31 de outubro de 2023. E, em menos de dez minutos, a Brigada de Emergência do Hospital agiu de forma muito rápida e eficiente, evitando que o fogo se alastrasse para outras áreas. Muitos colaboradores, de diversos setores, fizeram a diferença nesse dia. Suas ações rápidas e decisivas foram cruciais para proteger vidas e preservar o patrimônio da instituição.

“Expressamos nossa gratidão a cada colaborador que fez o seu melhor, independentemente do setor em que atua, ou de ter se envolvido direta ou indiretamente para apagar o incêndio. Mantivemos o atendimento e, mesmo diante da incerteza e da consternação, trabalhamos ainda mais para garantir o atendimento dos nossos pacientes. O início das obras é a prova de que juntos desempenhamos um atendimento de excelência, amor e cuidado”, finaliza a diretora-executiva.

incêndio Pequeno Príncipe
O Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO foi totalmente destruído em 31 de outubro de 2023.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe também as redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade!
FacebookInstagramTwitter, LinkedInYouTube e TikTok.

+ Notícias

22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
Ver mais