Hemodinâmica completa 25 anos e realiza procedimento número 12 mil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hemodinâmica completa 25 anos e realiza procedimento número 12 mil

Setor do Hospital Pequeno Príncipe realiza diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando técnica do cateterismo
05/09/2013

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Pequeno Príncipe completou nesta quinta-feira, dia 05, 25 anos de existência. E nesta mesma data, a equipe da área realizou o procedimento de número 12 mil. O cateterismo foi feito em um garoto de seis anos vindo de Maringá, cidade localizada no Noroeste do Paraná.

O coordenador do Serviço, Léo Agostinho Solarewicz, conta que a área do Pequeno Príncipe é referência no Brasil, juntamente com outros dois hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. No setor são efetuados diagnósticos e procedimentos terapêuticos que utilizam o cateterismo, com punções em veia ou artérias pela virilha ou pescoço.

“O procedimento número 12 mil, por exemplo, foi terapêutico. Era um caso de estenose aórtica, que pode provocar dores, isquemias e até desmaios quando a criança pratica atividades físicas”, explica o médico.

Solarewicz destaca a importância do cateterismo. “Ao utilizá-lo, evita-se a cirurgia em grande parte dos casos. A vantagem está justamente nessas ações terapêuticas, algo que não era feito há 20 anos. É realmente uma evolução no caso de patologias cardíacas”, diz.

Investigação de doenças
Entre as doenças que podem ser investigadas e podem ser submetidas a procedimentos terapêuticos com a técnica está, além da estenose aórtica, a estenose pulmonar valvar, entre outras moléstias. Também é feito o fechamento de fístulas coronárias. “Eles são realizados desde em recém-nascidos até adolescentes com 18 anos”, conclui Solarewicz.

+ Notícias

18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
07/03/2024

Como trabalhar a autoestima da criança?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas para as famílias auxiliarem os pequenos nesse processo de autoconhecimento e desenvolvimento saudável
05/03/2024

É dengue, COVID-19 ou gripe? Veja as diferenças!

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre sintomas e quando levar a criança ou o adolescente a um serviço de emergência
01/03/2024

Pequeno Príncipe celebra a formatura de 75 residentes

A entrega dos certificados de conclusão dos programas de residência e especialização médica reuniu 350 convidados em uma noite de comemoração
Ver mais