Hemodinâmica completa 25 anos e realiza procedimento número 12 mil - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Hemodinâmica completa 25 anos e realiza procedimento número 12 mil

Setor do Hospital Pequeno Príncipe realiza diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando técnica do cateterismo
05/09/2013

O Setor de Hemodinâmica do Hospital Pequeno Príncipe completou nesta quinta-feira, dia 05, 25 anos de existência. E nesta mesma data, a equipe da área realizou o procedimento de número 12 mil. O cateterismo foi feito em um garoto de seis anos vindo de Maringá, cidade localizada no Noroeste do Paraná.

O coordenador do Serviço, Léo Agostinho Solarewicz, conta que a área do Pequeno Príncipe é referência no Brasil, juntamente com outros dois hospitais de São Paulo e do Rio de Janeiro. No setor são efetuados diagnósticos e procedimentos terapêuticos que utilizam o cateterismo, com punções em veia ou artérias pela virilha ou pescoço.

“O procedimento número 12 mil, por exemplo, foi terapêutico. Era um caso de estenose aórtica, que pode provocar dores, isquemias e até desmaios quando a criança pratica atividades físicas”, explica o médico.

Solarewicz destaca a importância do cateterismo. “Ao utilizá-lo, evita-se a cirurgia em grande parte dos casos. A vantagem está justamente nessas ações terapêuticas, algo que não era feito há 20 anos. É realmente uma evolução no caso de patologias cardíacas”, diz.

Investigação de doenças
Entre as doenças que podem ser investigadas e podem ser submetidas a procedimentos terapêuticos com a técnica está, além da estenose aórtica, a estenose pulmonar valvar, entre outras moléstias. Também é feito o fechamento de fístulas coronárias. “Eles são realizados desde em recém-nascidos até adolescentes com 18 anos”, conclui Solarewicz.

+ Notícias

17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
07/05/2024

Hospital se destaca em encontro internacional por ações ambientais

Instituição é a única entre as organizações de 12 países a ter um indicador em saúde ambiental 
03/05/2024

Iniciam as obras do Ambulatório de Oncologia, Hematologia e TMO

O espaço foi destruído em um incêndio ocorrido em outubro de 2023
Ver mais