Hemodinâmica

O Serviço de Hemodinâmica se dedica à realização de diagnósticos e procedimentos terapêuticos utilizando a técnica do cateterismo. A investigação de patologias cardíacas em crianças de qualquer idade é uma das funções do cateterismo pediátrico, que agora também começa a investir em tecnologia para realização de terapêuticas, como CIVs (comunicação entre ventrículos), estenose pulmonar valval, estenose aórtica, fechamento de fístulas coronárias, entre outros. O constante aprimoramento dos profissionais envolvidos no serviço já possibilitou soluções inéditas na cirurgia cardíaca

Caso de sucesso

Médicos utilizam procedimento inédito no Brasil para tratar doença do coração

Gustavo Menegacio era portador da patologia túnel aorta ventrículo direito, doença cardíaca rara, com apenas 11 casos confirmados em todo o mundo. Consiste na existência de uma comunicação anormal entre um vaso e uma cavidade do coração. Antes de ser operado, Gustavo se cansava muito rápido e ficava bastante ofegante durante as brincadeiras. Com o passar do tempo poderia ter insuficiência cardíaca congestiva, entre outras complicações. Em vez de submetê-lo a uma cirurgia, a equipe médica do Hospital optou pelo tratamento a partir da hemodinâmica em que, por meio do cateterismo, aplica-se um plug, fechando a comunicação entre o vaso e a cavidade do coração.

Além de inovador, o procedimento “é mais rápido, sem contar que o sofrimento, os riscos e os custos são bem menores do que com a cirurgia”, aponta o médico coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Pequeno Príncipe, Léo Agostinho Solarewicz. Até então, o procedimento nunca havia sido utilizado no Brasil para casos congênitos. O único de que se tem registro foi realizado na Inglaterra. Além do próprio hemodinamicista Solarewicz, a equipe médica que realizou o procedimento contou com a cardiologista pediátrica Luciane Wickert da Silveira — que descobriu o caso — e o médico residente Cássio Fon Ben Sum. Todo o tratamento de Gustavo foi custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Informações
– SUS, Convênios e Particular
Telefone:
(41) 3310-1346
Atendimento: 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Desembargador Motta, 1070 – térreo
E-mail: hemodinamica@hpp.org.br

Médico responsável: Dr. Léo Solarewicz (CRM-PR 11373)

 

Atualizado em 02/06/2014

 

Faça sua doação