Uma voluntária de coração

5_Mobilizacao_Social_Materia_Dona_Ety_InternaConhecida como “Dona Ety”, Ety Gonçalves Forte é um exemplo de luta apaixonada e concretização de sonhos. À frente da Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe, é voluntária há 49 anos.

Empossada presidente da entidade filantrópica em 1966, Ety transformou a realidade do então Hospital de Crianças César Pernetta. Com amor e dedicação, tornou possível e digno o atendimento hospitalar a milhares de crianças e adolescentes, influenciando a trajetória de diversas gerações de paranaenses e brasileiros.

Sob sua liderança, em 1971, foi inaugurado o Pequeno Príncipe, que hoje é o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. O DNA do ensino e da pesquisa também está presente desde o princípio das atividades da instituição. Em 2003, nasceu a Faculdades Pequeno Príncipe e, em 2005, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

Uma verdadeira “guerreira”, sempre buscou na articulação o envolvimento de políticos, empresários e cidadãos em prol da saúde infantojuvenil. Artista plástica, Ety coloca na vida suas inquietações, comoções e alegrias. Assim, transforma profundamente o ambiente em que vive e torna o mundo melhor. É uma voluntária de coração e simboliza todo o trabalho desenvolvido anonimamente por centenas de voluntários todos os anos.


5_Mobilizacao_Social_Box_Semana_VoluntarioSemana do voluntário paranaense
Em setembro, os voluntários do Pequeno Príncipe participaram de uma semana muito especial, recheada com ações comemorativas ao Dia do Voluntário Paranaense. As atividades terminaram no dia 27, quando a data é celebrada. Na programação estavam oficinas de jogos, origamis, mediação de leitura e contação de histórias, e uma palestra sobre emoções. O encerramento foi na Associação Eunice Weaver do Paraná, com um café da manhã especial e atividades em meio à natureza.