Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

Notícias

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
01/02/2023
Volta às aulas e a imunização
Volta às aulas e a imunização: atualizar a carteira de vacinação é essencial.

Com a volta às aulas, a preocupação com a imunização de crianças e adolescentes é fundamental. Em 2022, a cobertura vacinal no Brasil foi de 65%, segundo o Ministério da Saúde, muito abaixo da taxa ideal, que é de 95%. A vacinação previne inúmeras doenças, que podem ser fatais, além disso oferece proteção individual e coletiva.

As crianças estão mais suscetíveis às doenças, pois o sistema imune delas ainda se encontra em desenvolvimento. Por isso, o retorno às escolas exige cuidados ainda maiores com a prevenção. As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de viroses.

“As crianças e adolescentes devem frequentar a escola, precisam da alfabetização e socialização. Porém, os pais precisam sempre estar alerta para a imunização dos filhos, pois o ambiente escolar é um local de convívio intenso”, pontua a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Surto de catapora

Além da cobertura geral de vacinas não atingir a média ideal, em 2022 a imunização contra a catapora não ultrapassou 71%, segundo o Ministério da Saúde. No último ano, o número de casos da doença foi o dobro do registrado em 2021 – saltando de 223 para 496. Com a volta às aulas, a preocupação é com novos surtos da doença entre as crianças e adolescentes, já que a procura pela vacinação também está baixa.

“A infecção é causada pelo vírus varicela-zóster e é altamente contagiosa. A doença se apresenta com pequenas manchas vermelhas por todo o corpo, que coçam e evoluem para bolhas, podendo aparecer também nas mucosas [boca e região genital]. Uma pessoa com catapora pode apresentar erupções que começam com manchas e evoluem para bolhas e crostas. Além de ter febre, mal-estar, dor no corpo e dor de cabeça”, explica a médica.

Vacinação

No momento da matrícula, as escolas, públicas e privadas, podem solicitar a apresentação da carteira de vacinação atualizada dos estudantes até 18 anos. Por isso, os responsáveis devem estar atentos ao documento da criança ou adolescente e verificar se os imunizantes estão em dia. O ideal é que as vacinas sejam atualizadas entre 15 e 30 dias antes do início das aulas, para que o organismo gere anticorpos. Caso isso não seja possível, a atualização deve ser feita o quanto antes.

Cuidados importantes, além da imunização, na volta às aulas

– Higienização frequente das mãos.

– Ao tossir ou espirrar, utilizar a parte interna do braço ou lenço para cobrir o nariz e boca.

– Não compartilhar alimentos, material escolar e objetos de uso pessoal.

– Deixar os ambientes ventilados.

– Beber água.

– Ter sono adequado.

– Manter uma rotina alimentar regular.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

11/10/2024

Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends: jogadores confirmados

Saiba como adquirir os ingressos para a partida solidária, que será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
09/10/2024

Bronquite e bronquiolite: quais são as diferenças?

Saber diferenciar as doenças é essencial para a garantia de tratamento adequado de crianças e adolescentes
03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
27/09/2024

Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
Ver mais