Viroses em crianças: saiba tudo sobre o assunto

Notícias

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
23/01/2023
viroses em crianças
Em alguns casos de viroses em crianças, a febre pode ser um sinal de alerta.

Durante o verão, é bastante comum que a maioria das crianças com febre, diarreia, náuseas e vômitos seja diagnosticada com virose. Para muitos pais e responsáveis, esse diagnóstico pode representar uma incógnita, mas os quadros virais merecem atenção. Se não tratados, os casos podem gerar complicações como desidratação, fraqueza e taquicardia ou até uma condição mais grave. Por isso, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, responde às principais dúvidas sobre viroses em crianças e dá recomendações de como as famílias podem prevenir os quadros virais nesta época do ano.

O que são viroses?

Viroses são todas as doenças causadas por diferentes vírus, sendo que os mais comuns são os respiratórios, gastrointestinais e os que causam infecções na pele, como o adenovírus, o rotavírus e o vírus sincicial respiratório. “É importante estar atento à presença da febre, pois em quadros virais, quando controlada, a criança em geral fica bem”, explica o infectologista.

Quais são os sintomas de viroses em crianças?

Os sintomas podem variar conforme o vírus. Em quadros respiratórios, a criança apresenta coriza, tosse seca e febre baixa. Nos quadros gastrointestinais, os sintomas mais comuns são náusea, vômito e diarreia que não tem presença de sangue. Já nos quadros de infecção da pele, os principais sinais são lesões avermelhadas por todo o corpo.

As viroses acontecem mais nesta época do ano?

Victor Horácio explica que as viroses ainda acontecem com mais frequência nesta época do ano, mas que a pandemia alterou o cenário. “Durante pós-pandemia que estamos vivendo, não existe mais uma sazonalidade dos vírus como tínhamos antes do coronavírus. Agora, esses vírus podem circular o ano todo sem ter preferência pelo inverno ou verão especificamente”, diz.

Como ocorre o contágio?

A causa mais frequente das viroses é a contaminação cruzada, ou seja, o contato de uma pessoa saudável com uma pessoa que está com um vírus. Porém o contágio também pode acontecer pela ingestão de água ou alimentos contaminados, assim como pela falta da higienização correta das mãos.

Quais são os tratamentos para virose?

Os tratamentos dos quadros virais variam conforme os sintomas. “Quando o paciente está com febre, por exemplo, o pediatra vai indicar um medicamento para controlar a febre, assim como nos casos de vômito, dores e tosse. Quando não conseguir controlar esses sintomas em casa, o indicado é procurar um pronto-atendimento”, finaliza.

Cuidados para evitar os quadros de viroses em crianças

  • Manter uma alimentação saudável e consumir alimentos de boa procedência.
  • Beber água filtrada.
  • Evitar ambientes fechados.
  • Deixar a carteira de vacinação em dia.
  • Não ter contato com pessoas doentes.
  • Praticar atividades físicas.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
13/05/2024

É normal a criança ter amigos imaginários?

A criação desses personagens é comum no desenvolvimento infantil, mas veja alguns sinais que indicam atenção a essa prática
09/05/2024

Ministra da Saúde visita área onde será o Pequeno Príncipe Norte

Nísia Trindade de Lima destacou a importância do projeto e da instituição para a saúde infantil do país
Ver mais