Viroses em crianças: saiba tudo sobre o assunto

Notícias

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
23/01/2023
viroses em crianças
Em alguns casos de viroses em crianças, a febre pode ser um sinal de alerta.

Durante o verão, é bastante comum que a maioria das crianças com febre, diarreia, náuseas e vômitos seja diagnosticada com virose. Para muitos pais e responsáveis, esse diagnóstico pode representar uma incógnita, mas os quadros virais merecem atenção. Se não tratados, os casos podem gerar complicações como desidratação, fraqueza e taquicardia ou até uma condição mais grave. Por isso, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe, responde às principais dúvidas sobre viroses em crianças e dá recomendações de como as famílias podem prevenir os quadros virais nesta época do ano.

O que são viroses?

Viroses são todas as doenças causadas por diferentes vírus, sendo que os mais comuns são os respiratórios, gastrointestinais e os que causam infecções na pele, como o adenovírus, o rotavírus e o vírus sincicial respiratório. “É importante estar atento à presença da febre, pois em quadros virais, quando controlada, a criança em geral fica bem”, explica o infectologista.

Quais são os sintomas de viroses em crianças?

Os sintomas podem variar conforme o vírus. Em quadros respiratórios, a criança apresenta coriza, tosse seca e febre baixa. Nos quadros gastrointestinais, os sintomas mais comuns são náusea, vômito e diarreia que não tem presença de sangue. Já nos quadros de infecção da pele, os principais sinais são lesões avermelhadas por todo o corpo.

As viroses acontecem mais nesta época do ano?

Victor Horácio explica que as viroses ainda acontecem com mais frequência nesta época do ano, mas que a pandemia alterou o cenário. “Durante pós-pandemia que estamos vivendo, não existe mais uma sazonalidade dos vírus como tínhamos antes do coronavírus. Agora, esses vírus podem circular o ano todo sem ter preferência pelo inverno ou verão especificamente”, diz.

Como ocorre o contágio?

A causa mais frequente das viroses é a contaminação cruzada, ou seja, o contato de uma pessoa saudável com uma pessoa que está com um vírus. Porém o contágio também pode acontecer pela ingestão de água ou alimentos contaminados, assim como pela falta da higienização correta das mãos.

Quais são os tratamentos para virose?

Os tratamentos dos quadros virais variam conforme os sintomas. “Quando o paciente está com febre, por exemplo, o pediatra vai indicar um medicamento para controlar a febre, assim como nos casos de vômito, dores e tosse. Quando não conseguir controlar esses sintomas em casa, o indicado é procurar um pronto-atendimento”, finaliza.

Cuidados para evitar os quadros de viroses em crianças

  • Manter uma alimentação saudável e consumir alimentos de boa procedência.
  • Beber água filtrada.
  • Evitar ambientes fechados.
  • Deixar a carteira de vacinação em dia.
  • Não ter contato com pessoas doentes.
  • Praticar atividades físicas.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
16/01/2023

ALTA COMPLEXIDADE | Serviço de Radiologia Intervencionista

A especialidade trata doenças complexas em procedimentos minimamente invasivos. Saiba mais sobre o serviço na série de alta complexidade
Ver mais