Vacinação aumenta a expectativa de vida em pelo menos 30 anos

Notícias

Vacinação aumenta a expectativa de vida em pelo menos 30 anos

Atualização do calendário vacinal é fundamental para prevenir formas graves de diversas doenças
09/06/2023
Vacinação
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação evite de 2 a 3 milhões de mortes por ano.

Neste Dia da Imunização, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da aplicação dos imunizantes estabelecidos pelo Calendário Nacional de Vacinação. A vacinação reduz a mortalidade – não só das crianças, mas de adultos e idosos também –, além de aumentar a qualidade e a expectativa de vida em, pelo menos, 30 anos, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pois a vacina evita a doença e suas sequelas.

O Programa Nacional de Imunizações é um dos mais completos do mundo e já erradicou doenças como varíola e poliomielite. No entanto, a meta de vacinação não é atingida desde 2015, quando chegou a 95%. Em 2021, a taxa de cobertura foi de 61% e em 2022 de 68% – números que estão longe do ideal –, de acordo com o DATASUS, do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a vacinação evite de 2 a 3 milhões de mortes por ano. “Com o avanço da ciência e da medicina temos vacinas de qualidade e seguras, muitas utilizadas com sucesso há décadas. Converse com o pediatra, no caso das crianças, ou com o clínico geral de confiança, no caso dos adultos, e tire todas as dúvidas sobre vacina. Em paralelo, você também pode procurar os serviços de vacinação pública ou privada. Não hesite em vacinar sua criança ou a si mesmo, pois quanto maior o prazo de atraso vacinal, maior será o risco de exposição a uma doença imunoprevenível, ou seja, que pode ser prevenida por vacina. Dessa forma, estará protegendo a si e às pessoas ao seu redor”, pontua a pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino.

Retrocesso na vacinação

A pandemia da COVID-19 trouxe um grande retrocesso para a vacinação de toda a população, especialmente devido ao isolamento e também repercussão de informações falsas na internet. Em todo o mundo, 48 milhões de crianças não receberam nenhuma vacina, entre 2019 e 2021, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a vacinação é um direito da população infantojuvenil e nesse caso, cabe aos pais levarem os pequenos para vacinar. A imunização é fundamental para prevenção de diversas doenças como pneumonia, meningite, tuberculose, poliomielite, hepatite A, entre outras.

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe

Referência em imunização, o Centro de Vacinas Pequeno Príncipe disponibiliza imunizantes para todas as idades, de crianças a idosos. Em 2022, a unidade recebeu a nova vacina da gripe, Efluelda, e o imunizante contra infecções causadas pelo papilomavírus humano, a vacina HPV9.  Confira aqui se você está com o calendário vacinal em dia!

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
Ver mais