Teste do olhinho e cuidados com o uso excessivo de telas protegem a visão das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Teste do olhinho e cuidados com o uso excessivo de telas protegem a visão das crianças

A 11ª live do Pequeno Príncipe, dedicada a assuntos pertinentes à saúde infantojuvenil, abordou o tema “Como Cuidar dos Olhos das Nossas Crianças”
14/12/2020
Os cuidados com a visão começam no nascimento e primeiros meses de vida com o teste do olhinho. No primeiro ano, é fundamental a avaliação oftalmológica completa.

Os cuidados com a visão das crianças já começam no nascimento e – em tempos de pandemia – o assunto também merece atenção especial devido ao uso demasiado das telas. Por conta disso, a 11ª live do Pequeno Príncipe, dedicada a assuntos pertinentes à saúde infantojuvenil, teve como tema “Como Cuidar dos Olhos das Nossas Crianças”. O bate-papo virtual é realizado a cada 14 dias e transmitido pelo perfil do maior hospital pediátrico do Brasil no Instagram, sempre às quartas-feiras, às 17 horas.

Para esse painel, promovido no dia 2 de dezembro, a convidada especial foi a médica oftalmologista pediátrica Pérola Grupenmacher Iankilevich. Durante a conversa, além de responder às perguntas enviadas por meio das redes sociais, a especialista reforçou a importância do teste do olhinho para assegurar a prevenção de possíveis problemas.

O uso de telas exige atenção especial.

De acordo com a médica, o exame, obrigatório por lei, permite avaliar se os olhos estão bem formados e se há qualquer alteração que exija um acompanhamento mais específico. Fora isso, ele deve ser repetido aos 3 meses de vida, momento em que os bebês já apresentam grande evolução, sendo capazes de prestar atenção em luzes e rostos. “Ele é muito importante e tem prevenido doenças sérias e até a perda da visão”, reitera Pérola Grupenmacher Iankilevich.

A médica lembra que, ao completar o primeiro ano de vida, é fundamental que a criança faça o exame oftalmológico completo e tenha, desde então, acompanhamento anual. Fora isso, por conta da fase de isolamento social e prevenção contra o coronavírus, aumentou o uso de eletrônicos – como celulares e tablets – entre meninos e meninas. “Tudo serve como estímulo de visão, mas é preciso estabelecer limites de tempo e distância”, pondera.

A médica oftalmologista pediátrica Pérola Grupenmacher Iankilevich trouxe importantes orientações na live.

Lives

Também participaram das lives o vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior, que esclareceu dúvidas importantes no painel “Retorno às Aulas e Pandemia – Quais as Perspectivas em Meio ao Cenário Atual?”, a médica imunologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e pesquisadora do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando, que abordou o tema “Seu Filho tem Infecções de Repetição?”,  o gastroenterologista pediátrico Mário Vieira, que falou sobre “Alergias Alimentares”, e a médica oncologista pediátrica do Pequeno Príncipe, Ana Paula Kuczynski, comandou o bate-papo sobre  “A Importância do Diagnóstico Precoce nos Casos de Câncer Infantil”.

No Setembro Amarelo, o painel “Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência: Precisamos Falar Sobre Isso” trouxe importantes orientações da psicóloga Daniela Prestes. No fim do mês (23/9), o médico e chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Pequeno Príncipe, Lauro João Lobo Alcântara, discutiu os cuidados com o sono na infância e adolescência no bate-papo intitulado  “Ronco: Quando Levar Meu Filho ao Otorrino?”.

Em outubro, o painel “Vacinação: Tudo o que Você Precisa Saber”, realizado no dia 7, contou com a presença da médica pediatra Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e responsável pelo Centro de Vacinas Pequeno Príncipe. No mesmo mês, em comemoração ao 101º aniversário do maior hospital pediátrico do Brasil, o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho comandou, em 21/10, a live batizada como “Pequeno Príncipe: Hospital Único”.

No dia 4 de novembro, a live abordou o tema “Como o Pequeno Príncipe une assistência e pesquisa em prol da vida” e contou com a participação da diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe e diretora-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro. Para fechar o mês, no dia 18/11, o médico pediatra Eduardo Gubert trouxe importantes orientações no painel “Introdução Alimentar – Principais Dificuldades dos Bebês e dos Pais”. Para saber a programação completa e conferir as edições anteriores, basta acompanhar as redes sociais da instituição.

Programe-se

Nesta quarta-feira, dia 16/12, a 12ª live do Hospital Pequeno Príncipe tem como tema “Fim de Ano em Tempos de Pandemia: Como Proteger Nossas Crianças”. O painel conta com a participação do vice-diretor técnico do Pequeno Príncipe, o infectologista pediátrico Victor Horácio de Souza Costa Júnior.  As perguntas podem ser enviadas pelo Instagram da instituição e a transmissão começa às 17 horas. Participe!

+ Notícias

23/12/2024

2024 no Pequeno Príncipe: conquistas e realizações marcaram o ano

A instituição celebrou marcos na assistência, no ensino e na pesquisa, e se fortaleceu para ampliar o impacto e perenizar a missão
19/12/2024

Verão Maior: Pequeno Príncipe e Governo do Paraná promovem saúde

Iniciativa no litoral paranaense visa conscientizar sobre cuidados durante o verão e incentivar doações ao Hospital
19/12/2024

Celebrações de final de ano emanam esperança e emoção

Seja por meio da música, oração ou palavras de esperança, as iniciativas proporcionaram acolhimento e alegria aos participantes
17/12/2024

O que é enterocolite?

Hospital Pequeno Príncipe esclarece as principais dúvidas sobre a doença que é considerada a emergência gastrointestinal mais comum e perigosa em recém-nascidos
16/12/2024

Qual é a melhor idade para colocar a criança em um centro de educação infantil?

Os pequenos desenvolvem rapidamente habilidades de linguagem, autocontrole, cooperação e atenção em ambientes ricos em estímulos e interação
13/12/2024

Imposto de renda: restituição pode transformar vidas

Até 27 de dezembro, contribuintes podem destinar até 6% do imposto devido ou a restituir para projetos sociais do Hospital Pequeno Príncipe
Ver mais