Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Sábado é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

Neste 18 de agosto, a meta do Ministério da Saúde é que o índice de crianças vacinadas entre 1 e 5 anos incompletos, público-alvo da ação, melhore em relação aos dados verificados desde o início da mobilização
17/08/2018

Até o dia 14 de agosto, 84% das crianças que integram o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) e o Sarampo, do Ministério da Saúde, ainda não haviam recebido as doses.  A meta do governo federal é de imunizar 11,5 milhões de meninos e meninas, de 1 a 5 anos incompletos, e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pais e responsáveis por crianças de 1 a 5 anos incompletos devem levar seus filhos ás unidades de saúde até o dia 31 de agosto. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Por conta dessa situação, neste sábado, 18 de agosto, Dia D de mobilização nacional contra o sarampo e a poliomielite, faz-se essencial a atenção de pais e responsáveis para a necessidade de levarem as crianças às unidades de saúde. A médica e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) e do Serviço de Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, lembra que as vacinas são essenciais para garantir uma vida saudável. “Elas reduzem a mortalidade, as sequelas e evitam doenças. É uma forma de prevenção primária”, comenta.

Em Curitiba, 28 unidades básicas de saúde estarão abertas, das 8 às 17 horas, exclusivamente em função desta ação. A campanha, que começou em 6 de agosto, vai até o dia 31 em todo o país.

Na capital paranaense, além da programação especial para o Dia D, as vacinas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, em horário comercial, em 110 unidades de saúde. É preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteira de vacinação.

Estratégia
Em 2018, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas às unidades de saúde para receber mais um reforço. No caso da poliomielite, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças, de 1 a 5 anos incompletos,  vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. Mesmo os adultos que não foram vacinados na infância contra a doença podem procurar as unidades de saúde para se imunizar.

No caso do sarampo, a recomendação é que as pessoas com até 29 anos tenham na carteira de vacinação o registro de duas doses da vacina tríplice viral. Já quem tem entre 30 e 49 anos deve ter, ao menos, uma dose da vacina tríplice viral.

Dia D em Curitiba

Unidades de saúde que estarão abertas neste sábado, dia 18, das 8 às 17 horas, para a vacinação contra a poliomielite e o sarampo:
Distrito Sanitário do Bairro Novo
U.S Coqueiros (Rua Coronel Victor Agner Kendrick, 80 – Sitio Cercado)
U.S Osternack (Rua Miguel Rossetim, 100 – Vila Osternack)

Distrito Sanitário do Boa Vista
U.S Abranches (Rua Aldo Pinheiro, 60 – Abranches)
U.S Bairro Alto (Rua Jornalista Alceu Chochorro, 314 – Bairro Alto)
U.S Santa Cândida (Avenida Paraná, 5.050 – Santa Cândida)

Distrito Sanitário do Boqueirão
U.S Eucaliptos (Rua Lázaro Borsato, 150 – Alto Boqueirão)
U.S Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer)

Distrito Sanitário Cajuru
U.S Cajuru (Rua Pedro Bochino, 750 – Vila Oficinas)
U.S Salgado Filho (Avenida Senador Salgado Filho, 5.265 – Uberaba)

Distrito Sanitário CIC
U.S Caiuá (Rua Arnaud Ferreira Vellozo, 200 – Cidade Industrial)
U.S Oswaldo Cruz (Rua Pedro Gusso, 3.749 – Cidade Industrial)
U.S Sabará (Rua Pedro Andretta, 3.030 – Cidade Industrial)
U.S Vila Verde (Rua Emílio Romani, 200 – Cidade Industrial)
U.S Taís Viviane Machado (Rua Gastão Natal Simone, 05 – Cidade Industrial)

Distrito Sanitário Matriz
U.S Mãe Curitibana (Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco)
U.S Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio, s/n.º – Praça Ouvidor Pardinho)

Distrito Sanitário Pinheirinho
U.S Parque Industrial (Rua Laudelino Ferreira  Lopes, 1.801 – Capão Raso)
U.S Vila Clarice (Rua Eloy de Assis Fabris, 634 – Novo Mundo)

Distrito Sanitário Portão
U.S Vila Guaíra (Rua São Paulo, s/n – Vila Guaíra)
U.S Santa Quitéria II (Rua Bocaíuva, 310 – Santa Quitéria)

Distrito Sanitário Santa Felicidade
U.S Butiatuvinha (Avenida Manoel Ribas, 8.640 – Butiatuvinha)
U.S Campina do Siqueira (Rua General  Mário Tourinho, 1.684 – Campina do Siqueira)
U.S São Braz (Rua Antonio Escorsin, 1.960 – São Braz)

Distrito Sanitário Tatuquara
U.S Dom Bosco (Rua Angelo Tosin, 100 – Campo do Santana)
U.S Monteiro Lobato (Rua Olivio José Rosetti, s/n – Tatuquara)
U.S Moradias da Ordem (Rua Jovenilson Americo de Oliveira, 240 – Tatuquara)
U.S Pompéia (R. João Batista Bettega Jr. s/n – Tatuquara)
U.S Rio Bonito (R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana)
Fonte: Prefeitura de Curitiba

LEIA TAMBÉM – Poliomielite e sarampo: campanha nacional de vacinação quer atingir 11,5 milhões de crianças

+ Notícias

29/09/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe é apresentado a vereadores de São José dos Pinhais

A unidade oferece atendimento integral e multiprofissional a pacientes com deficiência e doenças raras
29/09/2023

Pequeno Príncipe conta com um dos mais importantes centros brasileiros de cardiologia pediátrica

Neste Dia Mundial do Coração, o Hospital lembra que crianças e adolescentes não estão imunes a problemas cardíacos
27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada na Feira do Conhecimento
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
Ver mais