Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Notícias

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023
importância do voluntariado
A importância do voluntariado no Hospital Pequeno Príncipe pode ser vista no sorriso e olhar de cada paciente.

No coração de Curitiba, um lugar especial se destaca não apenas pela excelência e humanização no cuidado à saúde infantojuvenil, mas também pela dedicação e amor de voluntários que fazem a diferença na vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Neste Dia do Voluntário Paranaense (27 de setembro), o Hospital Pequeno Príncipe agradece a essas pessoas que doam seu tempo e talento para proporcionar ânimo e conforto aos pacientes.

A instituição nasceu por meio de mãos voluntárias e conta com a atuação inspiradora de Ety da Conceição Gonçalves Forte, presidente voluntária da mantenedora do Hospital há 57 anos. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, agradece a dedicação de cada voluntário. “Em nome de cada criança, adolescente e familiar, agradeço e parabenizo os voluntários, que doam amor, generosidade e compreensão de forma genuína e incondicional. Obrigada pelo carinho e por construírem conosco a história do nosso Pequeno Príncipe”, diz.

importância do voluntariado
Em 2022, 174 voluntários dedicaram 2.819 horas para realizar mais de 40 mil atendimentos aos pacientes.

A importância do voluntariado

No Hospital Pequeno Príncipe, os voluntários desempenham um papel essencial ao proporcionar atividades de recreação e lazer nos ambulatórios, quartos, enfermarias e brinquedotecas. Em 2022, após um período de suspensão devido à pandemia, as atividades presenciais foram retomadas no segundo semestre. A grandeza dessa ação pode ser expressa em números. No último ano, foram 174 voluntários, que dedicaram 2.819 horas para realizar mais de 40 mil atendimentos aos pacientes.

Sophia, uma adolescente de 12 anos, olha com admiração para os voluntários. “O cuidado é o que mais me chama atenção no Pequeno Príncipe. Os voluntários vêm aqui e sempre perguntam se quero brinquedos, jogos ou desenhar. E, com esse cuidado, eles proporcionam alegria, me fazem sorrir”, revela a menina, que faz tratamento pelo Serviço de Oncologia e Hematologia, um dos mais importantes do Brasil na área da pediatria.

A presença dos voluntários não apenas conforta as crianças, como também oferece suporte às famílias que vivenciam a rotina da hospitalização. É o que ressalta Silvana do Prado, mãe do paciente Francisco, que é atendido pelo Serviço de Nefrologia e faz hemodiálise toda semana. “Sem dúvidas, os voluntários têm um papel muito importante para ajudar o tempo a passar de uma forma mais leve, divertida e lúdica”, reconhece.

Como ser voluntário do Hospital Pequeno Príncipe?

Se você deseja integrar a equipe de voluntários e impactar positivamente a vida de milhares de crianças, adolescentes e suas famílias, fique atento. O Hospital Pequeno Príncipe abre vagas duas vezes ao ano, e o próximo processo seletivo será no dia 2 de outubro. Serão disponibilizadas 20 vagas para recreação no período da manhã ou da tarde neste link.

Para fazer parte desse time, é preciso ter responsabilidade e comprometimento e seguir as normas repassadas pela equipe responsável pelo Setor de Voluntariado. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 18 anos e apresentar a carteira de vacinação atualizada com a imunização completa para a COVID-19, influenza e, para pessoas com menos de 30 anos, tríplice viral.

importância do voluntariado
Os voluntários doam tempo, talento e amor. E, em troca, recebem muitos sorrisos dos pacientes.

Jantar em celebração ao Dia do Voluntário Paranaense

Para celebrar a data, cerca de 40 voluntários do Hospital Pequeno Príncipe se reuniram em um jantar especial, no Restaurante Portal, em Santa Felicidade, nesta quarta-feira, dia 27. A noite foi marcada por muita animação e gratidão em pertencer. Confira alguns registros do momento na galeria abaixo,

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
02/04/2024

TDAH e autismo: quais são as semelhanças e diferenças?

A identificação da manifestação dos sintomas é crucial para o diagnóstico e tratamento adequados e individualizados
Ver mais