Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

No coração de Curitiba, um lugar especial se destaca não apenas pela excelência e humanização no cuidado à saúde infantojuvenil, mas também pela dedicação e amor de voluntários que fazem a diferença na vida de crianças, adolescentes e suas famílias. Neste Dia do Voluntário Paranaense (27 de setembro), o Hospital Pequeno Príncipe agradece a essas pessoas que doam seu tempo e talento para proporcionar ânimo e conforto aos pacientes.
A instituição nasceu por meio de mãos voluntárias e conta com a atuação inspiradora de Ety da Conceição Gonçalves Forte, presidente voluntária da mantenedora do Hospital há 57 anos. A diretora-executiva do Hospital, Ety Cristina Forte Carneiro, agradece a dedicação de cada voluntário. “Em nome de cada criança, adolescente e familiar, agradeço e parabenizo os voluntários, que doam amor, generosidade e compreensão de forma genuína e incondicional. Obrigada pelo carinho e por construírem conosco a história do nosso Pequeno Príncipe”, diz.

A importância do voluntariado
No Hospital Pequeno Príncipe, os voluntários desempenham um papel essencial ao proporcionar atividades de recreação e lazer nos ambulatórios, quartos, enfermarias e brinquedotecas. Em 2022, após um período de suspensão devido à pandemia, as atividades presenciais foram retomadas no segundo semestre. A grandeza dessa ação pode ser expressa em números. No último ano, foram 174 voluntários, que dedicaram 2.819 horas para realizar mais de 40 mil atendimentos aos pacientes.
Sophia, uma adolescente de 12 anos, olha com admiração para os voluntários. “O cuidado é o que mais me chama atenção no Pequeno Príncipe. Os voluntários vêm aqui e sempre perguntam se quero brinquedos, jogos ou desenhar. E, com esse cuidado, eles proporcionam alegria, me fazem sorrir”, revela a menina, que faz tratamento pelo Serviço de Oncologia e Hematologia, um dos mais importantes do Brasil na área da pediatria.
A presença dos voluntários não apenas conforta as crianças, como também oferece suporte às famílias que vivenciam a rotina da hospitalização. É o que ressalta Silvana do Prado, mãe do paciente Francisco, que é atendido pelo Serviço de Nefrologia e faz hemodiálise toda semana. “Sem dúvidas, os voluntários têm um papel muito importante para ajudar o tempo a passar de uma forma mais leve, divertida e lúdica”, reconhece.
Como ser voluntário do Hospital Pequeno Príncipe?
Se você deseja integrar a equipe de voluntários e impactar positivamente a vida de milhares de crianças, adolescentes e suas famílias, fique atento. O Hospital Pequeno Príncipe abre vagas duas vezes ao ano, e o próximo processo seletivo será no dia 2 de outubro. Serão disponibilizadas 20 vagas para recreação no período da manhã ou da tarde neste link.
Para fazer parte desse time, é preciso ter responsabilidade e comprometimento e seguir as normas repassadas pela equipe responsável pelo Setor de Voluntariado. Além disso, é necessário ter, no mínimo, 18 anos e apresentar a carteira de vacinação atualizada com a imunização completa para a COVID-19, influenza e, para pessoas com menos de 30 anos, tríplice viral.
- Confira, no vídeo a seguir, como é ser voluntário no Hospital Pequeno Príncipe:
O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).