Pequeno Príncipe apresenta em Encontro de Rotas Biotecnológicas

Notícias

Biomarcadores no câncer de mama é tema do 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

No segundo dia do evento, o tema foi abordado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que também recebeu uma proteína para testar em estudos
20/10/2022
rotas biotecnológicas
No 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe abordou sobre biomarcadores no câncer de mama.

 

No segundo dia do Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados voltados ao setor da saúde, em 19 de outubro, os participantes conheceram o estudo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe sobre biomarcadores no câncer de mama de pacientes latino-americanas. A instituição é parceira do evento, juntamente com a Faculdades Pequeno Príncipe. A participação integra as ações do Pequeno Príncipe no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a pesquisa apresentada, há fatores limitantes que afetam diretamente esse público que sofre com o câncer de mama. Dentre eles, a escassez de conhecimento sobre a doença, o nível educacional, a falta de transporte para cidades com recursos e o número baixo de estudos genômicos disponíveis.

“Na América Latina temos um número pequeno de estudos clínicos comparado a outros países sobre as recomendações para a doença. E eles são importantes porque existem fatores não-modificáveis na população”, disse a pesquisadora Luciane Regina Cavalli, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

rotas biotecnológicas
A proteína foi entregue durante a apresentação do professor José Roberto de Souza Almeida Leite.

Proteína para testar em estudos

Durante o evento, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe recebeu 5 miligramas de um produto liofilizado, de uma proteína que foi identificada na pele de sapos que vivem em biodiversidades extremas. “Recebi o material para testar em células tronco na criopreservação das células. Quando colocamos a célula em congelamento isso gera uma perca celular, e essa proteína vai ser testada para aumentar a viabilidade daquelas células quando estocadas para utilizações em pesquisa e terapêutica”, detalhou Katherine.

Outros assuntos abordados no 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

Profissionais da saúde, pesquisadores e da tecnologia conheceram também sobre medicina de precisão. A abordagem utiliza os dados convencionais com o perfil genético do indivíduo, com o objetivo de realizar diagnóstico precoce e tratar cada paciente, individualmente, dentro das suas particularidades.

A experiência da Fiocruz no contexto brasileiro, inovação em diagnósticos eletroquímicos e moleculares no mundo pandêmico, abordagens de bioimpressão para construir tecidos para aplicações translacionais, desenvolvimento de produtos para diagnósticos in vitro e experiências de cooperação tecnológica disruptivas também foram assuntos introduzidos aos participantes.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais