Pequeno Príncipe apresenta em Encontro de Rotas Biotecnológicas

Notícias

Biomarcadores no câncer de mama é tema do 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

No segundo dia do evento, o tema foi abordado pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, que também recebeu uma proteína para testar em estudos
20/10/2022
rotas biotecnológicas
No 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe abordou sobre biomarcadores no câncer de mama.

 

No segundo dia do Encontro de Rotas Biotecnológicas com foco em Terapias e Diagnósticos Avançados voltados ao setor da saúde, em 19 de outubro, os participantes conheceram o estudo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe sobre biomarcadores no câncer de mama de pacientes latino-americanas. A instituição é parceira do evento, juntamente com a Faculdades Pequeno Príncipe. A participação integra as ações do Pequeno Príncipe no Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com a pesquisa apresentada, há fatores limitantes que afetam diretamente esse público que sofre com o câncer de mama. Dentre eles, a escassez de conhecimento sobre a doença, o nível educacional, a falta de transporte para cidades com recursos e o número baixo de estudos genômicos disponíveis.

“Na América Latina temos um número pequeno de estudos clínicos comparado a outros países sobre as recomendações para a doença. E eles são importantes porque existem fatores não-modificáveis na população”, disse a pesquisadora Luciane Regina Cavalli, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe.

rotas biotecnológicas
A proteína foi entregue durante a apresentação do professor José Roberto de Souza Almeida Leite.

Proteína para testar em estudos

Durante o evento, o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe recebeu 5 miligramas de um produto liofilizado, de uma proteína que foi identificada na pele de sapos que vivem em biodiversidades extremas. “Recebi o material para testar em células tronco na criopreservação das células. Quando colocamos a célula em congelamento isso gera uma perca celular, e essa proteína vai ser testada para aumentar a viabilidade daquelas células quando estocadas para utilizações em pesquisa e terapêutica”, detalhou Katherine.

Outros assuntos abordados no 1º Encontro de Rotas Biotecnológicas

Profissionais da saúde, pesquisadores e da tecnologia conheceram também sobre medicina de precisão. A abordagem utiliza os dados convencionais com o perfil genético do indivíduo, com o objetivo de realizar diagnóstico precoce e tratar cada paciente, individualmente, dentro das suas particularidades.

A experiência da Fiocruz no contexto brasileiro, inovação em diagnósticos eletroquímicos e moleculares no mundo pandêmico, abordagens de bioimpressão para construir tecidos para aplicações translacionais, desenvolvimento de produtos para diagnósticos in vitro e experiências de cooperação tecnológica disruptivas também foram assuntos introduzidos aos participantes.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

11/10/2024

Barça Legends x Pelé Pequeno Príncipe Legends: jogadores confirmados

Saiba como adquirir os ingressos para a partida solidária, que será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
09/10/2024

Bronquite e bronquiolite: quais são as diferenças?

Saber diferenciar as doenças é essencial para a garantia de tratamento adequado de crianças e adolescentes
03/10/2024

Morte súbita cardíaca em crianças e adolescentes

Entenda como acontece, as causas e a importância do histórico familiar para diagnóstico, tratamento e prevenção
02/10/2024

Jogo Pelé Pequeno Príncipe Legends vem aí

Seleção Pelé Pequeno Príncipe enfrenta Barça Legends em Curitiba em comemoração do Dia do Rei Pelé. Partida será no dia 17 de novembro, às 19h30, na Ligga Arena
01/10/2024

Gala Pequeno Príncipe chega em sua 15.ª edição

Evento que mobiliza apoio em prol da causa da saúde infantojuvenil foi realizado em São Paulo e reuniu 300 pessoas
27/09/2024

Doação de órgãos pode salvar, pelo menos, seis vidas

Uma das vidas salvas pelo sim de uma família é a de Eloa Terres, de 10 anos, que durante oito meses esperou por um coração compatível
Ver mais