Hospital recebe conselheiros da Fundação de Saúde Itaiguapy

Notícias

Hospital recebe conselheiros da Fundação de Saúde Itaiguapy

A visita marcou uma aproximação entre o Pequeno Príncipe e a instituição
21/03/2023
Fundação Itaiguapy, Pequeno Príncipe
O encontro fortaleceu as relações com a Fundação Itaiguapy, que é responsável pela administração do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

Os conselheiros da Fundação de Saúde Itaiguapy visitaram o Pequeno Príncipe e foram apresentados a programas, serviços e ações que garantem a excelência técnico-científica e a humanização que fazem o Hospital ser referência no cuidado infantojuvenil. O encontro fortaleceu as relações com a entidade, que é responsável pela administração do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), localizado em Foz do Iguaçu (PR).

Para o presidente do conselho de curadores do HMCC, Daniel Zancanaro, a visita ao Hospital Pequeno Príncipe foi uma excelente experiência para ver in loco boas práticas em gestão hospitalar. “Pelo que pudemos perceber, o tratamento humanizado é um valor já incorporado na cultura da instituição e, por certo, isso faz toda a diferença. Além disso, pudemos verificar a excelência dos serviços prestados por outras unidades que formam o Complexo, como o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe”, detalhou.

O diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, destacou que reunir as lideranças em prol da saúde é essencial para um mundo com mais equidade. “A visita foi importante para estreitar relações, conversar sobre possíveis parcerias e como levar a expertise do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil para a fronteira do país”, disse.

Destaques da visita

Um dos assuntos abordados foi o Programa Stewardship de Antimicrobianos, que preza pelo uso mais efetivo de antibióticos. Esse modelo de gerenciamento, praticado desde 2013 pelo Pequeno Príncipe, já foi levado para quatro hospitais de grande porte do país, incluindo o HMCC.

A telemedicina na atenção primária e no ambiente hospitalar, além do uso do TytoCare – dispositivo portátil em que o médico consegue verificar sinais do paciente a distância –, também foi ressaltada na visita. A coordenadora do Serviço de Telessaúde do Hospital Pequeno Príncipe, Rafaela Wagner, mostrou o equipamento e explicou sobre a implantação da modalidade durante a pandemia da COVID-19.

Presenças

Estiverem presentes no encontro o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro; diretor-técnico do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), Rodrigo Romanin; gerente de Assessoria Estratégica e Projetos, Márcia Mazotti, da Fundação de Saúde Itaiguapy; além de médicos, conselheiros, assistentes e superintendentes da instituição.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

O encontro fortaleceu as relações com a entidade, que é responsável pela administração do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais