Férias e imunização: saiba a importância

Notícias

Férias: saiba a importância da imunização

A atualização da carteira de vacinação deve fazer parte do planejamento da viagem
13/12/2023
Férias e imunização
Férias e imunização precisam andar juntas para garantir a segurança e saúde dos pequenos.

Para aproveitar o verão é importante ter um planejamentoinclusive sobre as vacinas que precisam ser atualizadas. Algumas regiões do Brasil e do exterior recomendam determinados imunizantes para a estada no local, por isso a importância de atualizar a carteira de vacinação com a chegada das férias.

A pediatra e coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Ihle Garcia Giamberardino, destaca a relevância da imunização. “Algumas vacinas são obrigatórias para algumas regiões e países, como a da febre amarela. No entanto, outros imunizantes, mesmo que não obrigatórios, são muito recomendados. Isso porque em alguns lugares pode estar ocorrendo algum tipo de circulação de vírus ou bactérias diferentes do que na cidade de origem do viajante”, pontua.

A especialista lembra, ainda, sobre a vacinação contra a COVID-19, que também precisa estar em dia. “A maior parte dos países exigem a declaração de imunização contra o coronavírus. Mesmo que seja uma vacina recente, é importante estar atualizada. Dessa forma, não haverá surpresas, como não entrar em determinado país ou até mesmo em locais públicos por conta da falta da atualização da carteira vacinal”, completa.

Os imunizantes não desencadeiam a formação imediata de anticorpos. O ideal é que a vacinação seja realizada com um mês de antecedência. Quando não for possível, a imunização deve ser feita o quanto antes. Algumas vacinas recomendadas para viagens não são disponibilizadas pela rede pública de saúde, e nesses casos a orientação é a aplicação na rede privada. O Centro de Vacinas Pequeno Príncipe possui os imunizantes indicados para serem aplicados antes de viagens nacionais e internacionais.

Confira algumas vacinas e os destinos que exigem a aplicação dos imunizantes:

– febre amarela (América do Sul, África e Ásia): uma dose dez dias antes de viajar;

– hepatite A (qualquer país): duas doses, com intervalo de seis meses entre elas;

– hepatite B (qualquer país): três doses, com a segunda dose um mês depois da primeira, e a terceira, cinco meses após a segunda;

– febre tifoide (África e Ásia): dose única;

– cólera (África e Ásia): uma dose oito dias antes de viajar;

 influenza (qualquer país): uma dose anual.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

13/07/2025

Sharenting: os riscos da superexposição de crianças nas redes sociais

Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os impactos negativos dessa prática no desenvolvimento infantil e na segurança de meninos e meninas
10/07/2025

Quando se preocupar com picada de abelha em crianças?

Entenda quais são os primeiros socorros, os sinais de alerta e as formas de prevenir acidentes graves
03/07/2025

Meningite: vacina ACWY chega ao SUS para proteger bebês

O imunizante protege contra quatro variantes da meningite meningocócica, uma das mais graves e de rápida progressão
27/06/2025

Pequeno Príncipe se torna a primeira instituição de saúde a adquirir créditos de biodiversidade

Em parceria com a SPVS, o projeto 100% brasileiro reforça a conexão entre saúde, conservação da biodiversidade e negócios
18/06/2025

Apoio à nota técnica da Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP)

Confira o posicionamento do Hospital Pequeno Príncipe em defesa da ciência e da vacinação infantil
18/06/2025

Influenza em crianças: o que fazer e como prevenir?

O aumento de casos é um alerta para pais e cuidadores, especialmente sobre a importância da vacinação a partir dos 6 meses
Ver mais