Como ensinar as crianças a lidar com as diferenças?

Notícias

Como ensinar as crianças a lidar com as diferenças?

Psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe orienta pais e familiares com dicas para um convívio familiar com respeito e afeto
16/08/2023
lidar com as diferenças
Ensinar a criança a lidar com as diferenças é importante também para o fortalecimento de vínculos.

É durante o desenvolvimento da criança inicialmente em casa, nas interações entre familiares sobre diversos assuntos e posicionamentos, que ela tem a oportunidade de aprender a lidar com as diferenças. Isso é um ponto importante para encarar os conflitos e melhorar as relações sociais em outros contextos e ambientes. Por isso, o Hospital Pequeno Príncipe lembra aos pais e familiares a importância de dialogar com as crianças sobre esse assunto.

Lidar com as diferenças para fortalecer vínculos

A psicóloga Daniela Prestes, do Hospital Pequeno Príncipe, explica que a maior parte dos casos de bullying que ocorrem na escola é causada pela dificuldade em lidar com as diferenças. Isso porque a criança projeta no outro um padrão de comportamento que julga mais adequado, baseado nas relações familiares ou em referências externas.

Nesse momento, a família tem papel fundamental para ensinar e aprender em conjunto para um convívio com mais afeto e respeito. Estabelecer uma relação de amizade, abrindo diálogo e levando os assuntos discutidos nas aulas para casa, pode contribuir. Além disso, exemplos no dia a dia também podem construir boas referências para o desenvolvimento das habilidades sociais.

Ser valorizado para aprender a valorizar

Em alguns contextos culturais e sociais, a atenção precisa ser ainda mais especial. “Em primeiro lugar, é necessário valorizar os próprios filhos dentro do ambiente familiar, considerando as suas particularidades. Isso é fundamental para que se sintam fortalecidos quando estiverem em outras relações no ambiente extrafamiliar”, destaca.

Ser firme para estabelecer limites

É importante estabelecer uma relação de amizade com os filhos, ter um diálogo aberto e saber ouvir. Entretanto, pais e familiares devem lembrar-se de impor limites e também orientar sempre que necessário. Dizer “não” quando for preciso deve ser tão construtivo quanto dizer “sim”, contribuindo para relações mais valorosas, com respeito, limites e proteção em todos os ambientes.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Redução das Desigualdades (ODS 10).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais