Acreditação ONA: Pequeno Príncipe é recertificado no Nível 3

Notícias

Pequeno Príncipe é recertificado no Nível 3 da Acreditação ONA

O Hospital passou pelo segundo ciclo de certificação para esse nível, atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente, gestão integrada e excelência em gestão
29/03/2022
acreditação ona
Durante três dias de avaliação, realizada de forma presencial e on-line, mais de 1,7 mil requisitos foram verificados.

 

O Pequeno Príncipe foi recertificado no Nível 3 da Acreditação ONA, que além de avaliar os critérios de segurança, gestão integrada dos processos e excelência em gestão demonstra ciclos de melhorias e maturidade institucional. Durante três dias de avaliação, realizada de forma presencial e on-line, mais de 1,7 mil requisitos foram verificados, passando por todos os setores do Hospital. 

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição foi submetida a uma avaliação detalhada, de acordo com requisitos do novo manual da ONA, versão 2022, por meio do IPASS (Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde), uma instituição acreditadora credenciada e com uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA.

acreditação ona

“Agradeço a toda equipe do IPASS pelo carinho, objetividade, franqueza e por nos deixar ser quem somos. E, é claro, a todos os profissionais que fazem o Hospital ser o que é. Juntos, construímos essa história do Pequeno Príncipe. Uma história bonita, colorida, cheia de texturas, cores, pois cada um coloca o que tem de melhor, trabalha, realiza, extrapola. É um orgulho fazer parte dessa equipe”, enfatizou a diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

“Esse é o único lugar que trabalhei e que me emocionei tanto. Mas, se nesse momento estamos com uma grande alegria interna, pensando e interagindo com a saúde da coletividade, peço um minuto de silêncio para transmitir para o povo ucraniano toda a nossa solidariedade. Superobrigado pelo empenho, às equipes, aos avaliadores, para que consigamos avançar cada vez mais e torcer para que a situação melhore pelo mundo todo”, concluiu o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

acreditação ona
O Nível 3 comprova a excelência em gestão, qualidade na assistência e segurança aos pacientes e familiares.

 

Destaques na recertificação do Nível 3 da Acreditação ONA

– Cuidado centrado no paciente – consolidação do trabalho multiprofissional em linhas de cuidado.
– Expansão do Programa Stewardship – de uso racional de antimicrobianos, indo além dos muros do Pequeno Príncipe para todo o Brasil.
– Uso da telemedicina para possibilitar acesso a serviços especializados para famílias de áreas que antes apresentavam dificuldades para o atendimento, incluindo aldeias indígenas.
– Processo estruturado e segmentação da captação de recursos, com resultados impactantes na sustentabilidade.
– Diversos prêmios recebidos, como: Global Climate Award 2021; Prêmio Campeãs de Inovação; Melhores Hospitais Pediátricos do Mundo, entre outros.

Pioneirismo

Há 20 anos, o Pequeno Príncipe se destacou como o primeiro hospital do estado a ser acreditado pelo IPASS. No decorrer dos últimos anos, dedicou-se fortemente para buscar o que há de melhor e mais moderno para os pacientes e suas famílias. As rigorosas avaliações de qualidade e segurança da assistência, aprimoramento técnico-científico, integralidade e humanização no cuidado, interação com a família, equidade e inovação na assistência, somados a altos investimentos, colocaram o Hospital em um novo padrão no cenário da saúde.

Como resultado, o Pequeno Príncipe alcançou em 2016 o Nível 1 da Acreditação ONA, voltado para a segurança do paciente; em 2017, o Nível 2, focado na gestão integrada; e no ano do centenário do Hospital, em 2019, o Nível 3, conceito mais elevado dessa importante certificação em saúde, que comprova a excelência em gestão, qualidade na assistência e segurança aos pacientes e familiares. Na área da saúde, a avaliação da qualidade e segurança dos serviços é fundamental, uma vez que orienta as famílias para buscar os mais modernos tratamentos e as melhores opções de cuidado para crianças e adolescentes.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

01/02/2023

Volta às aulas e a imunização de crianças e adolescentes

As medidas de higiene das mãos, etiqueta ao tossir e uso de máscara também auxiliam a evitar a disseminação de doenças
27/01/2023

Hanseníase: atenção aos sinais e sintomas auxilia diagnóstico

Neste Dia Mundial de Combate à Hanseníase, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de se buscar os serviços de saúde logo no aparecimento dos primeiros sinais e lembra que a doença tem cura
25/01/2023

Gastrosquise: diagnóstico é possível pelo ultrassom na gestação

O Hospital Pequeno Príncipe é referência no tratamento cirúrgico da doença, que é uma malformação rara da parede abdominal ocasionada ainda na formação do feto
23/01/2023

Saiba tudo sobre viroses em crianças

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção de famílias para quadros virais comuns durante o verão
20/01/2023

Como cuidar da saúde mental na infância e adolescência?

O Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para o tema e sugere atitudes de pais e responsáveis para contribuir com seus filhos
18/01/2023

Centro de Reabilitação e Convivência Pequeno Príncipe atende de forma integral crianças e adolescentes com deficiência

A unidade conta com laboratório de marcha, parque adaptado e sala de realidade virtual
Ver mais