Profissionais representam a instituição na 75ª Reunião Anual da SBPC

Notícias

Profissionais representam a instituição na 75ª Reunião Anual da SBPC

O maior científico da América Latina reuniu mais de 6 mil participantes em Curitiba
02/08/2023
75ª Reunião Anual SBPC
O Pequeno Príncipe apoiou a 75ª Reunião Anual da SBPC e também propôs duas mesas-redondas e um minicurso.

Profissionais do Pequeno Príncipe participaram ativamente da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, realizado em Curitiba. O Pequeno Príncipe apoiou o evento e também propôs duas mesas-redondas e um minicurso, devido à sua atuação com relação direta ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Este é o terceiro ano que a instituição participa do evento. Os profissionais do Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de se relacionar com grandes referências na área da ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo ainda mais essa frente de atuação. Em 2021, o Complexo se tornou sócio institucional da SBPC.

“Na história centenária da nossa instituição, sempre acreditamos no valor dos estudos científicos como um caminho fundamental para avançar no diagnóstico e no tratamento de doenças complexas. Temos a tradição em pesquisa e inovação e vamos continuar empenhados em resultados que comprovem que investir ciência transforma e salva vidas”, destacou o diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro.

75ª Reunião Anual
O evento proporcionou troca com grandes referências na área da ciência, tecnologia e inovação.

Participação do Pequeno Príncipe

A mesa-redonda “Avanços nas perspectivas de manejo de viroses” foi coordenada pela pesquisadora Elizabeth Soares Fernandes, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O objetivo foi apresentar os últimos avanços científicos no tratamento e prevenção de doenças como dengue, zika chicungunha e COVID-19. Para apresentar os assuntos participaram Mauro Martins Teixeira (UFMG), Giselle Fazzioni Passos (UFRJ) e Fernando de Queiroz Cunha (USP).

Já a mesa-redonda “Resistência antimicrobiana: cenário pós-pandemia” foi apresentada pela pesquisadora Líbera Maria Dalla Costa, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Essa palestra contou com a participação de Marcelo Pilonetto (PUC- PR).  O minicurso “MC-02 – Biooestatística: da bancada à metanálise” foi ministrado pelos profissionais Cláudia Sirlene de Oliveira e Diancarlos Pereia de Andrade, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, ao lado de Quelen Iane Garlet (UCPel). O encontro englobou noções básicas de bioestatística, discussão de artigos, interpretação de resultados e aplicação de testes estatísticos.

Contribuições para o avanço na ciência

A pesquisa e a ciência fazem parte da missão institucional do Pequeno Príncipe. Isso se reflete nas atividades do Instituto de Pesquisa e suas linhas de pesquisa; do Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital; e dos programas de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado oferecidos pela Faculdades Pequeno Príncipe.

Sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento teve mais de 200 atividades entre debates presenciais e on-line. A 75ª edição também contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; e Ministro da Educação, Camilo Santana. Em passagem por Curitiba, a Ministra da Saúde conheceu pessoalmente o Hospital Pequeno Príncipe. O presidente da SBPC e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, também veio para o Hospital em função do evento.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

28/05/2024

Como resgatar as brincadeiras tradicionais na era digital?

Neste Dia Mundial do Brincar, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância de equilibrar o tempo de tela com atividades lúdicas
26/05/2024

Centro de Vacinas Pequeno Príncipe: 25 anos de excelência em saúde

Inovação, atendimento integral, atualização contínua, compromisso e capacitação de profissionais marcam um quarto de século da unidade
22/05/2024

Qual é a importância do vínculo afetivo na Primeiríssima Infância?

A ligação entre a criança e seus cuidadores se estabelece ainda na gravidez e se estende por um longo caminho após o nascimento
18/05/2024

Aumentam registros de violência contra crianças e adolescentes

Nas últimas duas décadas, foram mais de nove mil pacientes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe por maus-tratos; violência sexual predomina
17/05/2024

Pequeno Príncipe mobilizado pelo Rio Grande do Sul

Iniciativas vão desde teleconsultas a crianças e adolescentes em parceria com hospital gaúcho até mobilização de profissionais
15/05/2024

Como falar sobre as enchentes com as crianças?

Hospital Pequeno Príncipe destaca a importância de agir com sensibilidade e estar atento aos sinais de sofrimento manifestados pelos pequenos
Ver mais