Profissionais representam a instituição na 75ª Reunião Anual da SBPC

Notícias

Profissionais representam a instituição na 75ª Reunião Anual da SBPC

O maior científico da América Latina reuniu mais de 6 mil participantes em Curitiba
02/08/2023
75ª Reunião Anual SBPC
O Pequeno Príncipe apoiou a 75ª Reunião Anual da SBPC e também propôs duas mesas-redondas e um minicurso.

Profissionais do Pequeno Príncipe participaram ativamente da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior evento científico da América Latina, realizado em Curitiba. O Pequeno Príncipe apoiou o evento e também propôs duas mesas-redondas e um minicurso, devido à sua atuação com relação direta ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.

Este é o terceiro ano que a instituição participa do evento. Os profissionais do Pequeno Príncipe tiveram a oportunidade de se relacionar com grandes referências na área da ciência, tecnologia e inovação, fortalecendo ainda mais essa frente de atuação. Em 2021, o Complexo se tornou sócio institucional da SBPC.

“Na história centenária da nossa instituição, sempre acreditamos no valor dos estudos científicos como um caminho fundamental para avançar no diagnóstico e no tratamento de doenças complexas. Temos a tradição em pesquisa e inovação e vamos continuar empenhados em resultados que comprovem que investir ciência transforma e salva vidas”, destacou o diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro.

75ª Reunião Anual
O evento proporcionou troca com grandes referências na área da ciência, tecnologia e inovação.

Participação do Pequeno Príncipe

A mesa-redonda “Avanços nas perspectivas de manejo de viroses” foi coordenada pela pesquisadora Elizabeth Soares Fernandes, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O objetivo foi apresentar os últimos avanços científicos no tratamento e prevenção de doenças como dengue, zika chicungunha e COVID-19. Para apresentar os assuntos participaram Mauro Martins Teixeira (UFMG), Giselle Fazzioni Passos (UFRJ) e Fernando de Queiroz Cunha (USP).

Já a mesa-redonda “Resistência antimicrobiana: cenário pós-pandemia” foi apresentada pela pesquisadora Líbera Maria Dalla Costa, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. Essa palestra contou com a participação de Marcelo Pilonetto (PUC- PR).  O minicurso “MC-02 – Biooestatística: da bancada à metanálise” foi ministrado pelos profissionais Cláudia Sirlene de Oliveira e Diancarlos Pereia de Andrade, do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe e da Faculdades Pequeno Príncipe, ao lado de Quelen Iane Garlet (UCPel). O encontro englobou noções básicas de bioestatística, discussão de artigos, interpretação de resultados e aplicação de testes estatísticos.

Contribuições para o avanço na ciência

A pesquisa e a ciência fazem parte da missão institucional do Pequeno Príncipe. Isso se reflete nas atividades do Instituto de Pesquisa e suas linhas de pesquisa; do Núcleo de Pesquisa Clínica do Hospital; e dos programas de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado oferecidos pela Faculdades Pequeno Príncipe.

Sobre a 75ª Reunião Anual da SBPC

Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento teve mais de 200 atividades entre debates presenciais e on-line. A 75ª edição também contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade; Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos; e Ministro da Educação, Camilo Santana. Em passagem por Curitiba, a Ministra da Saúde conheceu pessoalmente o Hospital Pequeno Príncipe. O presidente da SBPC e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, também veio para o Hospital em função do evento.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais