Ministra visita Hospital no aniversário de 70 anos do Ministério da Saúde

Notícias

Ministra visita Pequeno Príncipe no aniversário de 70 anos do Ministério da Saúde

Nísia Trindade conheceu a atuação do maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil e iniciativas bem-sucedidas, como Stewardship e Telessaúde na Pediatria, além das propostas para criação de Incentivo à Saúde de Crianças
25/07/2023
Ministra da Saúde
A diretora do Departamento de Apoio à Gestão da Atenção Primária à Saúde, Luciana Maciel, a diretora-executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro e a ministra da Saúde, Nísia Trindade ao lado do Zé Gotinha e do mascote Pequeno Príncipe.

No dia do aniversário de 70 anos do Ministério da Saúde quem ganhou o presente foi o Hospital Pequeno Príncipe. A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve em uma agenda de reunião-almoço na instituição e, além de conhecer o maior e mais completo hospital exclusivamente pediátrico do país, também ouviu propostas para a criação de um incentivo à saúde das crianças.

A ministra conheceu a UTI Geral, a ala do Serviço de Onco- Hematologia e do Serviço Transplante de Medula Óssea (TMO), antes de ser formalmente apresentada à equipe do Hospital. Neste momento, foi recepcionada por duas figuras simbólicas: OGotinha e o mascote do Pequeno Príncipe, uma homenagem singela e representativa de convergência. Na ocasião, ela pôde conhecer também o projeto de Telessaúde na Pediatria e o Programa de Stewardship de Antimicrobianos desenvolvidos pelo Pequeno Príncipe.

Ministra da Saúde
A ministra conheceu alguns serviços, como UTI Geral, Onco- Hematologia e TMO.

“Eu não conhecia o Hospital, mas tinha muitas referências pela minha equipe, pela primeira-dama Janja e pela deputada Gleisi. Quero agradecer e parabenizar pela história da organização e pelo trabalho que vocês estão fazendo aqui. E gostaria de destacar a convergência do que foi apresentado com várias iniciativas em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde”, destacou a ministra, Nísia Trindade.

“Estamos muito felizes de receber no Hospital a primeira ministra da saúde mulher. Essa é uma oportunidade significativa para apresentar o trabalho que estamos desenvolvendo ao longo desses mais de 100 anos com a participação de mulheres como a Dona Ety”, acolheu o diretor-corporativo José Álvaro Carneiro, que apresentou o Complexo Pequeno Príncipe com destaque às ações ambientais.

Incentivo à saúde das crianças

O Pequeno Príncipe propôs a criação de um incentivo para hospitais filantrópicos, de referência à saúde, de excelência, de alta complexidade e multiespecialidades a partir de vários critérios. “Entregamos serviço de saúde e garantimos o direito à vida das crianças. Esse papel é extremamente significativo, e custa mais caro, e esse custo maior na pediatria ainda é invisível, de cerca de 20% sobre a contratualização. Isso é o que queremos apresentar”, apontou assessora da diretoria Thelma Alves de Oliveira.

“São três ideias-base para avaliação do ministério. O incentivo à saúde das crianças; o programa de Stewardship e uma possível adesão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para capilarização; e o apoio institucional para o projeto do Pequeno Príncipe Norte, visto que a instituição já está articulando emendas no congresso”, completou Thelma.

Ministra da Saúde
Nísia Trindade destacou a convergência das propostas entre Hospital e Ministério da Saúde.

“Precisamos estudar a proposta de incentivo aos hospitais de crianças, mas há convergência com o que o ministério tem trabalhado. Temos também que checar critérios e condições orçamentárias, mas recebo de forma positiva. Assim como ações relacionadas aos antimicrobianos, que são convergentes com tudo que fazemos e estamos muito atrasados nisso”, ponderou Nísia.

A diretora-executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, alertou a importância de o país ter hospitais de referência. “Em cada três bebês que morrem de zero a 3 anos, dois poderiam ser salvos se tivessem acesso a um serviço de saúde de qualidade. 44% das mortes de crianças de zero a 6 anos também poderiam ser evitadas. É uma imensa alegria para nós estar desenhando, sonhando e vivendo um momento de um Brasil essa invisibilidade será vista e reconhecida, no qual direitos não são vistos como privilégios.”

A ministra também destacou a importância do Hospital como referência nacional e internacional e terminou sua visita fazendo uma convocação à instituição. “Aqui é um hospital de referência da criança e trago um convite para que possamos firmar um grande movimento pela vacinação das crianças. O relatório do Unicef desse ano mostra um grande risco de reintrodução de poliomielite e precisamos trabalhar juntos”, convocou a ministra.

Presenças

O encontro contou com a participação de várias outras autoridades políticas, entre eles o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto; a secretária municipal de Saúde, Beatriz Nadas; os deputados federais Toninho Wandscheer e Zeca Dirceu; os deputados estaduais Marcia Huçulak e Alexandre Cury; e os vereadores Angelo Vanhoni e professora Josete Dubiaski da Silva. Bem como o representante do Ministério da Saúde no Paraná, Luiz Armando Erthal, e o diretor do departamento de assistência hospitalar, domiciliar e de urgência do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior.

“Estamos aqui em Curitiba empenhados em uma campanha, como fizemos há 40 anos, para levantar o Pequeno Príncipe Norte. Já está empenhado uma parte de emendas com os deputados. Nós vereadores também estamos comprometidos e, se pudermos contar com o apoio institucional do ministério, será fantástico”, salientou o vereador Ângelo Vanhoni.

visita políticos.
O encontro contou com a participação de várias outras autoridades políticas.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais