104 anos do Pequeno Príncipe

Notícias

104 anos do Pequeno Príncipe: um compromisso com a saúde infantojuvenil

Ao celebrar mais um aniversário, a instituição reforça seu comprometimento com o cuidado integral de crianças e adolescentes, bem como seu impacto na sociedade
26/10/2023
104 anos do Pequeno Príncipe
104 anos do Pequeno Príncipe com olhar integral para as crianças e os adolescentes.

Neste 26 de outubro, o Pequeno Príncipe celebra com orgulho seus 104 anos de dedicação à saúde infantojuvenil. Ao longo de sua trajetória centenária, inúmeras pessoas, desde profissionais e voluntários até parceiros e sociedade, contribuíram para tornar a instituição o que é hoje: um centro de referência em diagnóstico e tratamento que já transformou milhares de vidas. Pelo terceiro ano, o Hospital foi listado em ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek, que define os “Melhores hospitais especializados do mundo 2024”, e é considerado o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina.

Sempre pensando à frente, o diretor-corporativo do Complexo, José Álvaro da Silva Carneiro, destaca que os desafios são inúmeros, mas que mais investimentos são necessários para ampliar as possibilidades de diagnósticos e tratamentos. “Saber que as tecnologias existem e estão disponíveis para salvar mais vidas nos impulsiona a trabalhar para a construção permanente do hospital do futuro, altamente tecnológico, conectado, eficiente e, acima de tudo, humano. Olhamos para o futuro sem nos esquecer das nossas raízes, fincadas na compaixão e no compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, pontua.

Mais que um hospital

Referência em média e alta complexidade, o Pequeno Príncipe disponibiliza atendimentos ambulatoriais e de internamento em 35 especialidades médicas, o que o torna um dos mais completos em pediatria no Brasil. Filantrópico, destina cerca de 60% da sua capacidade de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Somente em 2022, foram cerca de 250 mil atendimentos 18 mil cirurgias.

104 anos do Pequeno Príncipe

Para o Pequeno Príncipe, as inovações sociais são tão importantes quanto as tecnológicas. Um exemplo é o Programa Família Participante, iniciativa pioneira que permite a presença de um acompanhante durante todo o período de internamento desde a década de 1980. E também a existência do Setor de Educação e Cultura, que proporciona acompanhamento escolar ao longo da hospitalização e acesso a diversas atividades culturais.

O olhar integral para as crianças e os adolescentes, bem como às suas famílias, moldou o “Jeito de Ser e Fazer Pequeno Príncipe”, que integra à saúde outros direitos fundamentais do paciente. “O Pequeno Príncipe é mais que um hospital, pois pensamos para além da doença. A promoção da saúde e a proteção de crianças e adolescentes são a nossa essência. Com essa missão, atuamos de uma forma única, especial, criando condições fundamentais para garantir o desenvolvimento das gerações de forma saudável e sustentável”, diz a diretora-executiva, Ety Cristina Forte Carneiro.

Futuro

Para o futuro, a instituição pretende ampliar o atendimento com a construção do Pequeno Príncipe Norte. A primeira fase da obra de infraestrutura está prevista para começar em janeiro de 2024. A nova unidade funcionará no bairro Bacacheri – em espaço cedido pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR) – e vai somar-se ao atual Hospital.

O projeto total prevê a construção de dois hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade, das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, além de um centro cultural.

A área já conta com uma biblioteca e com o Jardim das Esculturas, com obras da artista Elizabeth Titton, e com o Memorial das Pioneiras, um espaço que reverencia as mulheres que marcaram a história do Pequeno Príncipe e da AEW-PR. Além disso, mais da metade do terreno (cerca de 104 mil metros quadrados) será preservada como bosque, onde também funcionará um jardim botânico, local para exposições e ações de educação ambiental.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/06/2024

Coqueluche: o que é, quais as fases e como prevenir?

Crianças menores de 1 ano de vida representaram mais de 52% das ocorrências no Brasil
24/06/2024

A idade do diagnóstico do TDAH faz a diferença?

Os pais e cuidadores têm papel essencial no processo, pois frequentemente são os primeiros a notar os sintomas da condição neurobiológica
21/06/2024

Pequeno Príncipe lamenta morte de dona Celeste, mãe de Pelé

A matriarca doou um diamante ao maior e mais completo hospital pediátrico do país
21/06/2024

Primeiríssima Infância: como criar um ambiente rico em estímulos?

Proporcionar um local diverso em interações é essencial para o desenvolvimento infantil integral e saudável
20/06/2024

Professor Kiyoshi Tanaka, da Universidade Shinshu, visita Pequeno Príncipe

O objetivo principal foi estreitar os laços para futuras colaborações
14/06/2024

II Encontro Internacional de Especialidades em Pediatria reforça a importância da educação continuada em saúde

Evento on-line promovido pelo Pequeno Príncipe contou com mais de 530 participantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal
Ver mais