Ler é essencial para a formação das crianças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Ler é essencial para a formação das crianças

Estimular o hábito durante a Primeira Infância não é responsabilidade apenas dos pais, mas sim de toda sociedade
15/11/2016

SONY DSC“Formar-se leitor não consiste apenas em saber ler, mas também em estabelecer uma cultura de leitura”. Com essa declaração, o coordenador do Setor de Educação e Cultura do Hospital Pequeno Príncipe, Claudio Teixeira, exaltou a importância do hábito. Na Primeira Infância, período que compreende a gestação até os seis anos, incentivar a prática torna-se essencial, pois essa é a fase na qual a arquitetura cerebral das crianças é desenvolvida. As ações estimuladas nesse período podem refletir no futuro dos meninos e meninas.

Para o psicólogo e educador, é fundamental que os cuidadores também estejam engajados no processo da leitura. “Eles devem ler, ler com as crianças, e ler para elas”, destaca. Ele também menciona a necessidade dessa ação ser um hábito. “A leitura deve fazer parte do dia a dia da família, assim os pequenos passam a incorporar esse universo”, aponta.

Incentivar a leitura não é uma responsabilidade apenas dos pais, mas de toda a sociedade. No Hospital Pequeno Príncipe, os pacientes em tratamento contam com uma biblioteca que oferece mais de 1 mil títulos infantojuvenis, 1 mil obras para adultos, além de notebooks, tablets e outros recursos. “Aqui, nós esparramamos leitura, não apenas na biblioteca, mas também nos quartos e saguões”, relata.

15046252_10154103366871169_1231810828_nDicas de livros
O coordenador do Setor de Educação e Cultura da instituição preparou uma lista de sugestões de leitura para os meninos e meninas que estão na Primeira Infância. Confira:
“O Porco Narigudo” – Keith Faulkner
“O Ursinho Apavorado” – Keith Faulkner
“Pedro Pinguim” – Jo Rigg
“Onde Vivem os Animais” -, da Multikids
Série Ninoca (“O Aniversário de Ninoca”; “Ninoca e as Cores”; “Ninoca Vai Dormir”, entre outros títulos) – Lucy Cousins
“Caco Está com Fome” – Brandy Colbert
“Seu Lobato Tinha um Sítio”, da FTD
“Que Som é Esse? Animais”, da Yoyo Books
“A Comida Favorita do Coelhinho”, da Vale das Letras

*Acompanhe a série de notícias que o Pequeno Príncipe preparou sobre a Primeira Infância. A cada semana será publicada uma matéria especial no site da instituição. Na próxima terça-feira, dia 22, o tema será os cuidados gerais de saúde nessa fase da vida. 
Leia também:
Cuidados físicos e emocionais fazem a diferença na Primeira Infância

O estímulo à comunicação faz a diferença na Primeira Infância

Cinco sentidos: aliados no desenvolvimento infantil

Vínculo: uma ligação de amor

Dados alarmantes marcam a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância

Precisamos falar sobre Primeira Infância

 

+ Notícias

07/04/2026

Dia Mundial da Saúde: Complexo Pequeno Príncipe reforça papel da ciência na saúde infantojuvenil

Com protagonismo do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, instituição integra ensino, assistência e mais de cem estudos para avançar na saúde de crianças e adolescentes
03/04/2026

Hospital Pequeno Príncipe se despede do médico Eurípides Ferreira

Pioneiro na oncologia pediátrica e no transplante de medula óssea, especialista dedicou mais de cinco décadas à instituição e é um dos grandes nomes de sua história
26/03/2026

Por que o sarampo voltou a preocupar?

Mesmo com vacina segura e eficaz disponível, o aumento expressivo de casos reforça a importância da vacinação, principalmente em crianças
25/03/2026

Bate-Bate Coração: projeto inova no cuidado das cardiopatias congênitas

A iniciativa conecta UTIs neonatais regionais ao Hospital Pequeno Príncipe por meio da telemedicina pediátrica
23/03/2026

Início das obras do Hospital-Dia marca primeira etapa do Pequeno Príncipe Norte

Nova unidade integra o projeto de expansão do Complexo Pequeno Príncipe
19/03/2026

Como agir no caso de picada de cobra em crianças?

Os primeiros sintomas geralmente aparecem no local atingido e variam conforme o tipo de veneno
Ver mais