Paciente do Pequeno Príncipe dá a volta ao mundo sem sair do Hospital

10_Cultura_Hospital_Materia_Volta_Mundo_InternaUm retorno para consulta será lembrado para sempre por Ryan Vieira, de 11 anos. Em agosto, ao chegar no Hospital Pequeno Príncipe, o paciente foi surpreendido com cartões postais dos quatro cantos do mundo. “Fiquei muito feliz. Não imaginava que receberia cartões de tão longe”, disse Ryan ao analisar os postais.

As correspondências são resultado de uma atividade chamada “Volta ao Mundo”, do Setor de Educação e Cultura do Hospital, que aborda a Geografia de maneira dinâmica com as crianças e os adolescentes internados. “Buscamos trabalhar de forma individualizada, atendendo às necessidades de cada paciente. O Ryan demonstrou grande interesse em saber mais sobre os diversos países, então pensei em pedir a alguns amigos que tenho pelo mundo que mandassem um postal para ele”, explicou o educador Paulo Alexandre Monteiro.

Para a família, que mora em um sítio em São José da Boa Vista, a 300 quilômetros de Curitiba, as correspondências representam muito mais do que conhecimento de culturas diferentes. “Tanto pelos postais quanto pelo período que passamos no Hospital, começamos a ver o mundo de outra forma. Percebemos que o ser humano gosta de ajudar, de fazer o bem. Quando ficamos aqui, o Ryan busca aproveitar as oportunidades que são oferecidas e é muito mimado por todos. Isso ajuda bastante para a autoestima e aprendizado dele”, contou, feliz, a mãe do garoto, Eliane Amaral Vieira.


10_Cultura_Hospital_Box_CinemaPacientes vão ao cinema…
Pacientes em tratamento no Pequeno Príncipe e seus familiares foram convidados, em agosto, para assistir no cinema à animação “O Pequeno Príncipe”. Oferecida pela agência Espaço/Z, a programação diferente da rotina hospitalar foi promovida em parceria com a Paris Filmes e a UCI Cinemas. Para o paciente Gustavo Kuster Menhegetti, de 12 anos, o que mais impactou foi a lição deixada pelo filme, “para a gente nunca deixar de ser criança”.


10_Cultura_Hospital_Box_Teatro…e ao teatro
Outra atividade externa realizada com pacientes em agosto foi a oportunidade de assistirem a uma peça de teatro. Cerca de 50 deles, além de alunos do Centro de Educação Infantil da instituição, conferiram o musical “Os Saltimbancos”, no Teatro Positivo. A tarde foi mais do que especial para o paciente Rafael Moreira, que foi pela primeira vez ao teatro. “Eu amei! Entre os animais do musical, os que mais gostei foram a gata e o jumento”, contou.