Voluntários do Pequeno Príncipe encontram alternativas para se dedicar à causa da saúde infantojuvenil na pandemia - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Voluntários do Pequeno Príncipe encontram alternativas para se dedicar à causa da saúde infantojuvenil na pandemia

Em homenagem ao Dia do Voluntário Paranaense, comemorado neste 27 de setembro, a instituição agradece pela dedicação e comprometimento dessas pessoas mesmo à distância
27/09/2021
Equipe do Setor de Voluntariado do Hospital Pequeno Príncipe representa todos os voluntários em tempos de pandemia.

 

A presença do voluntariado sempre foi marcante durante os mais de 100 anos do Pequeno Príncipe. Apesar das atividades presenciais estarem restritas devido à pandemia da COVID-19, a distância não impede a dedicação dessas pessoas em prol da causa da saúde infantojuvenil. Durante esse período, a instituição continuou recebendo o apoio de voluntários por meio de doações que fazem a diferença na rotina diária de pacientes, familiares e colaboradores. Em homenagem ao Dia do Voluntário Paranaense, comemorado neste 27 de setembro, a instituição agradece por toda a dedicação e comprometimento mesmo de forma remota.

A coordenadora do Setor de Voluntariado, Rita Lous, agradece todo o comprometimento dos voluntários mesmo à distância.

Em 2020, foram doados 100.236 máscaras de tecido e descartáveis, 21.480 unidades de álcool 70%, 2.494 protetores faciais, 2.845 aventais descartáveis, 10.000 toucas descartáveis, 400 óculos de proteção e 117.406 itens de recreação, peças de vestuário e materiais de higiene pessoal. Para a coordenadora do Setor de Voluntariado do Hospital, Rita Lous, esses números refletem a solidariedade que se faz presente mesmo em um período de muitas perdas e desafios. “Essas doações foram fundamentais para que pudéssemos proporcionar momentos de tranquilidade e alegria aos nossos pacientes, ainda que sem a presença de voluntários. A recreação, de uma maneira reinventada, continuou acontecendo diariamente por meio da entrega dos kits compostos pelas doações. Foi muito satisfatório saber que pudemos preservar no Hospital algo tão fundamental na infância, como o brincar”, completa.

O grupo Tikun Olam, da Coletividade Judaica no Paraná, já faz parte do voluntariado no Pequeno Príncipe há 6 anos. A coordenadora do grupo, Gilza Strachman, reflete sobre os cuidados necessários em um período de pandemia e o quão importante é buscar ajudar mesmo remotamente. “Nós sentimos a falta das crianças, de estar brincando com elas, mas sabemos que, para não expô-las em um momento de pandemia, esse afastamento era necessário. O grupo buscou fazer um trabalho à distância, oferecendo kits, máscaras e alimentos. Estamos, de alguma forma, tentando estar sempre junto do Pequeno Príncipe, pois são trocas extremamente enriquecedoras”, destaca a voluntária.

Segundo dados da Pesquisa Doação Brasil 2020, promovida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), a população brasileira vê a doação de forma cada vez mais positiva. Mais de 80% da sociedade acredita que o ato de doar faz a diferença, enquanto o conceito de que a doação faz bem para o doador cresceu significativamente, de 81% para 91% da população, atingindo quase uma maioria absoluta. Para Gilza, esse trabalho é ainda mais especial. Ela era esposa do médico Ismar Strachman, que faleceu em 2014 e fez parte da história centenária do Hospital, sendo responsável pela construção da primeira UTI do Pequeno Príncipe. “É um grande orgulho poder continuar contribuindo com essa causa por meio do voluntariado. Eu tenho certeza que o Ismar está muito feliz com isso, assim como eu e todo o meu grupo, em poder ajudar as crianças e adolescentes”, finaliza.

Comemoração

Para celebrar o Dia do Voluntário Paranaense, o maior hospital pediátrico do país preparou uma surpresa para seus voluntários. No sábado, dia 25, eles receberam um presente, via drive-thru, em agradecimento ao trabalho realizado em prol das crianças e adolescentes que passam diariamente pela instituição. Alguns voluntários também participaram de um passeio guiado pela exposição Muirapiranga, da artista Elizabeth Titton.

 

 

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais