Você sabia que mais de 50% das crianças de até cinco anos são consideradas fumantes passivas? - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Você sabia que mais de 50% das crianças de até cinco anos são consideradas fumantes passivas?

Por conta deste dado tão alarmante e de outras questões que merecem atenção, em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos do cigarro
29/08/2016

cigarroEstimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que uma em cada quatro crianças brasileiras estão expostas aos efeitos nocivos do cigarro dentro de casa. O índice para a faixa etária de até cinco anos é ainda pior: 50% delas são consideradas fumantes passivas. Com o objetivo de conscientizar a população para essa realidade tão alarmante e outras questões, em  29 de agosto é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Engana-se quem pensa que o fumante passivo só é contaminado quando está próximo de alguém que está fumando. Para evitar o contágio, são necessários vários cuidados. “Não adianta, por exemplo, os pais fumarem nas varandas ou lavanderias. Eles vão trazer consigo, na própria respiração, a nicotina e outros derivados do cigarro que podem provocar câncer e expor uma criança a isso também”, esclarece o pediatra do Hospital Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel Filho.

Nilton_Kiesel (2)De acordo com o especialista, alguns móveis também ficam impregnados de nicotina, situação que pode prejudicar os meninos e meninas. “Já é comprovado cientificamente que a nicotina passa por transformações químicas e pode ser absorvida até mesmo pela pele da criança. Ou seja, elas não precisam nem levar as mãos à boca para serem contaminadas”, destaca. O ideal, reitera o médico, é que, ao fumar, a pessoa esteja a pelo menos 50 metros de casa, permaneça fora dela durante duas horas sem consumir cigarro e, ao voltar, tome um banho e troque de roupa.

Riscos
Os perigos do cigarro começam ainda na gravidez. A gestante que fuma tem 70% de chances a mais de ter um aborto espontâneo e o risco de dar a luz antes da hora é 40% maior. As chances de terem filhos com déficit de aprendizado e cognitivo também crescem significativamente. Além disso, aumenta o risco de morte súbita e a probabilidade dos filhos contraírem doenças respiratórias.

Outras consequências às crianças e adolescentes são  a perda da capacidade auditiva, a tendência à agressividade e isolamento social, além do aumento da probabilidade de adquirir doenças do coração, diabetes, colesterol alto e hipertensão .

Adolescentes que fumam
O tabagismo é uma doença juvenil. A maioria dos fumantes iniciou o hábito na pré-adolescência ou adolescência. “Existem três fatores que contribuem para isso. O primeiro é, com certeza, a influência em casa, o estilo de vida das pessoas que cercam os adolescentes. O segundo é a necessidade de autoafirmação, muito presente nessa idade. Além disso, alguns jovens também sentem a necessidade de imitar pessoas famosas, por exemplo, e acabam adquirindo o hábito de fumar”, aponta o médico.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais