Vacinação contra a COVID-19 em crianças

Notícias

Por que vacinar as crianças contra a COVID-19?

Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário nacional, e Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da imunização
05/01/2024
Vacinação contra a COVID-19
Hospital reforça a importância da vacinação contra a COVID-19 em crianças.

A imunização contra a COVID-19 entrou oficialmente no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024. O público-alvo são crianças, idosos e grupos considerados prioritários. O objetivo é aumentar a cobertura, assim como aconteceu com outras vacinas em 2023. Entre as crianças, apenas 5,5% da população com 6 meses a 3 anos de idade tomou as três doses recomendadas. Na população de 3 a 4 anos, a cobertura vacinal com as três doses é de 5,7% do total.

O Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância da vacinação contra a COVID-19. “A imunização é crucial para amenizar a propagação do vírus e proteger as crianças de formas graves da doença”, diz o infectologista Victor Horácio, vice-diretor de Assistência e Ensino da instituição.

Vacinação contra a COVID-19 evita casos graves

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, os números demonstram que as crianças não estão isentas das formas graves e letais da doença, como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P). Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados 3.441 casos e 84 óbitos decorrentes de SRAG por COVID-19 na população menor de 1 ano de idade.

O médico do Pequeno Príncipe ressalta também que a vacina é uma importante aliada na proteção de crianças frente às sequelas da infecção, a chamada COVID longa. O quadro é caracterizado por qualquer sintoma persistente após três meses da infecção pelo coronavírus ou pelas complicações que surgem logo após a contaminação. Associados a esse quadro podem surgir problemas sérios, como insuficiência respiratória, miocardite (inflamação no músculo que bombeia o coração), impactos emocionais que levam à ansiedade e depressão, e até dificuldade na aprendizagem.

Quantas doses contra a COVID-19 as crianças devem tomar?

O imunizante está disponível gratuitamente no Sistema Único da Saúde (SUS) para toda a população acima de 6 meses de idade. A recomendação do Ministério da Saúde é:

  • para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacinação contra a COVID-19 é constituída por três doses. Elas deverão ser aplicadas seguindo os intervalos recomendados. Primeira dose para segunda dose: intervalo de quatro semanas; e segunda dose para terceira dose: intervalo de oito semanas.
  • após os 5 anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos prioritários receberão uma dose de reforço em 2024. São eles: os imunocomprometidos; com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas ou que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais