Vacina BCG protege contra tuberculose e pode indicar imunodeficiências primárias - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Vacina BCG protege contra tuberculose e pode indicar imunodeficiências primárias

Neste dia 1.° de julho é lembrada a importância dessa imunização, que foi criada nesta mesma data em 1920
30/06/2017

Ainda no primeiro mês de vida, os bebês devem receber a vacina do Bacilo de Calmette-Guérin, conhecida nacionalmente por BCG. Além de proteger contra as formas graves de tuberculose, seu efeito adverso é um dos sinais que podem indicar imunodeficiência primária. Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o tema, neste sábado, 1.° de julho, é lembrado o Dia da Vacina BCG, que também é a data de sua criação, em 1920.

Essa forma de imunização é fornecida pela Rede Pública de Saúde. Em alguns locais, é aplicada pela própria maternidade, sempre no braço direito, conforme as normas de saúde. “Ela é contraindicada para bebês com menos de 2Kg e que têm imunodeficiências adquiridas (por infecções virais, como o HIV) e imunodeficiências primárias (de origem genética)”,  explica a médica alergista e imunologista do Hospital Pequeno Príncipe, Carolina Prando.


Após a vacina, não se deve passar produtos ou colocar curativos no local da aplicação. “É necessário também ficar atento à formação de uma lesão, que deve cicatrizar entre 6 a 10 semanas da vacinação”, destaca a médica. As reações à vacina variam de vermelhidão ao redor e até mesmo pus no local. Uma infecção em forma de caroço também pode se formar na região da axila ou na região cervical direita (porção da coluna vertebral que forma o pescoço).

Quando não for possível verificar a marquinha da vacina no bebê, é necessário procurar por uma Unidade Básica de Saúde para receber uma nova dose da vacina, após seis meses da primeira. As recomendações são do Ministério da Saúde. ”Se o bebê já apresentou outras infecções de ouvido, pneumonia, diarreia persistente ou dificuldade de ganho de peso, é importante verificar se o sistema imunológico está funcionando corretamente antes de aplicar a segunda dose”, afirma a profissional.

Além disso, caso o bebê apresente alguma falha no sistema imunológico, a lesão da vacina pode ser muito grande e ter uma quantidade aumentada de pus. “Nesse caso, pode ocorrer uma infecção na região da vacinação e também em órgãos internos do corpo”, aponta Carolina Prando. Diante disso, é preciso procurar imediatamente por um imunologista. Quanto antes for feito o diagnóstico de uma imunodeficiência primária, maiores são as chances de um tratamento dirigido que aumente a qualidade e expectativa de vida do paciente.

Sobre as imunodeficiências primárias
O sistema imunológico é responsável pela defesa do organismo. Porém, algumas pessoas podem nascer com modificações em genes desse sistema, que alteram a produção ou o funcionamento das células. Isso faz com que elas apresentem infecções de repetição. Essas modificações fazem parte de um grupo de doenças conhecido como imunodeficiências primárias.

Sobre a tuberculose
A tuberculose, uma infecção transmissível causada pelo Mycobacterium tuberculosis, é um problema sério de saúde pública. Apesar do Brasil ter reduzido o número de casos da doença em 20% nos últimos dez anos, o país ainda está entre os 20 com o maior índice dessa enfermidade. São diagnosticados 70 mil novos casos e ocorrem 4,5 mil mortes por ano.

+ Notícias

22/09/2023

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar
21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
20/09/2023

Curitiba ganha data para celebrar Rei Pelé

Câmara Municipal aprova proposta sugerida pelo Complexo Pequeno Príncipe, que mantém o único projeto social apadrinhado pelo atleta
18/09/2023

Pequeno Príncipe celebra 50 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI)

Instituída em 1973, a iniciativa é referência mundial de política pública em saúde e segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS)
17/09/2023

Ouvir o familiar e o paciente é prioridade no Pequeno Príncipe

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, o Hospital reforça que todas as crianças, adolescentes e acompanhantes precisam ser ouvidos
16/09/2023

Como ser doador de medula óssea?

Hospital Pequeno Príncipe, referência nacional em transplante de medula óssea em pacientes pediátricos, responde às principais dúvidas sobre esse ato de amor ao próximo
Ver mais