Vacina BCG completa 45 anos de imunização na população brasileira

Notícias

Vacina BCG completa 45 anos de imunização na população brasileira

O imunizante, aplicado em recém-nascidos, previne o desenvolvimento de formas graves de tuberculose
01/07/2022
vacina BCG
A cicatriz é o resultado da reação imunológica do corpo à bactéria causadora da tuberculose.

 

Uma das vacinas mais importantes para recém-nascidos, a BCG completa quase meio século de imunização no Brasil. Mesmo com a eficácia comprovada, o imunizante teve queda na cobertura vacinal nos últimos anos. Em 2021, foram imunizados 68,6% dos bebês nascidos no país. Neste ano, o Brasil só atingiu 48% de vacinação com a BCG, segundo o DataSUS.

A vacina oferece proteção contra a tuberculose, uma das infecções respiratórias que mais causam morte no mundo. O Brasil faz parte da lista de países prioritários para o enfrentamento à enfermidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste Dia da Vacina BCG, lembrado em 1º de julho, o Pequeno Príncipe reforça a importância da prevenção da doença por meio da vacinação.

“A imunização com a BCG tem um grande impacto no combate à tuberculose. A vacina faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e deve ser aplicada nos bebês. O imunizante possui uma única dose e tem aplicação intradérmica. As vacinas constituem a forma mais eficaz de prevenir doenças graves, por isso manter a caderneta de vacinação em dia é fundamental para a saúde das crianças e familiares”, pontua a coordenadora do Centro de Vacinas Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino.

Tuberculose

A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que entra no organismo pelas vias aéreas superiores e se aloja principalmente nos pulmões, mas pode atingir outras partes do corpo também, como o sistema nervoso. Embora possa ser classificada em cerca de cinco tipos, a tuberculose é transmitida da mesma forma em todos os casos: pelo ar – por meio de gotículas infectadas liberadas pela tosse, espirro ou fala.

O diagnóstico correto só pode ser feito por um especialista, no entanto a doença apresenta alguns sintomas. São eles: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, dor no peito, cansaço, febre, sudorese, falta de apetite e, em casos graves, tosse com a presença de sangue. A enfermidade possui tratamento e cura, por isso o diagnóstico precoce é fundamental.

História da vacina BCG

O imunizante Bacilo Calmette-Guérin ou BCG foi desenvolvido por pesquisadores franceses, Albert Calmette e Camille Guérin, por volta de 1920, depois do enfraquecimento de uma bactéria causadora da versão bovina da tuberculose. A primeira aplicação no Brasil foi realizada em 1921, em um bebê recém-nascido de uma mãe com a doença. Em 1977, a vacina BCG foi incorporada ao Calendário Nacional de Vacinação. O imunizante está disponível gratuitamente pelo SUS, inclusive em maternidades.

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – Facebook, InstagramTwitterLinkedInYouTube

+ Notícias

29/02/2024

Doenças raras: diagnóstico precoce é decisivo para qualidade de vida

Quando descobertas de maneira rápida, as doenças podem ser controladas com medicamentos; e algumas, curadas por meio de transplantes
28/02/2024

Prêmio Mais Saúde TOPVIEW homenageia Pequeno Príncipe

A instituição foi reconhecida em duas categorias: Melhor Hospital Filantrópico e Melhor Clínica de Pediatria
22/02/2024

O que é e como identificar o transtorno de personalidade borderline?

Conheça os sintomas, as causas e a importância da psicoterapia como forma de tratamento
20/02/2024

Crianças podem ter uma dieta vegetariana?

A prática é adequada em qualquer fase da vida, mas é preciso garantir o consumo de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil
15/02/2024

Quando levar a criança ao dermatologista?

Hospital Pequeno Príncipe destaca quais são as doenças de pele mais comuns e os cuidados desde a infância
08/02/2024

Serviço de Gastroenterologia do Pequeno Príncipe completa 30 anos

A especialidade da instituição é considerada a mais importante do Paraná e uma das principais do país na área da pediatria
Ver mais