Uso de energéticos e proteínas em excesso pode ser prejudicial à saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Uso de energéticos e proteínas em excesso pode ser prejudicial à saúde

Entre as consequências estão o desenvolvimento de problemas cardíacos, renais e hepáticos
16/10/2016

mf_160318_00001Neste Dia Mundial da Alimentação, 16, o alerta é também para o uso de energéticos e proteínas em excesso. Muitas vezes consumidas por adultos e adolescentes, que buscam o aumento da massa muscular, as complementações podem estar associadas ao desenvolvimento de problemas cardíacos, renais e hepáticos.

De acordo com a nutricionista do Hospital Pequeno Príncipe, Maria Emília Suplicy, quando as proteínas são ingeridas em grande quantidade, comprometem o sistema renal, que é exigido além de suas necessidades rotineiras. “Nossos rins e o fígado têm a função de filtrar tudo o que comemos. Então, quando cometemos excessos, comprometemos esses órgãos, que não dão conta de metabolizar toda essa carga proteica”, explica.

Uma alimentação balanceada, segundo a profissional, é suficiente para alcançar objetivos estéticos sem deixar de lado a saúde. “No pré e pós-treino, uma dieta adequada, com variedade de nutrientes, é a melhor forma de alcançar os resultados esperados”, destaca.
Já os energéticos, estimulantes à base de derivados da cafeína, podem causar as chamadas arritmias cardíacas, ou seja, batimentos irregulares do coração.  Algumas latas de energéticos chegam a apresentar uma concentração de 10 a 15 xicaras de café puro.

Além disso, essas substâncias comprometem o sono. “Os jovens se sentem, momentaneamente, mais acordados. Mas a verdade é que eles terão que recuperar essas horas não dormidas no dia seguinte. E isso, geralmente, ocorre em excesso, com longas horas de sono, o que também é prejudicial”, fala a profissional.

O ideal, lembra a nutricionista, é manter sempre uma alimentação balanceada e procurar um profissional adequado diante de objetivos e metas específicas a serem alcançadas.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais