Uma boa trilha sonora faz bem para a saúde - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Uma boa trilha sonora faz bem para a saúde

No Dia do Músico, o Hospital Pequeno Príncipe reforça a importância do trabalho desses artistas, que com sua arte provocam sensações de proteção e acolhimento nos pacientes em tratamento na instituição
22/11/2017

Melodias podem ser compreendidas por qualquer pessoa em diferentes lugares do mundo. Elas mexem com as emoções, recuperam memórias afetivas e têm um caráter formativo. No ambiente hospitalar, são ainda mais importantes pela sensação de proteção e acolhimento que podem causar.

Pensando nisso, no Dia do Músico, celebrado nesta quarta-feira, 22 de novembro, o Hospital Pequeno Príncipe presta uma homenagem a esses profissionais que cantam, tocam e encantam a vida dos pacientes em tratamento na instituição. De acordo com a coordenadora do Serviço de Psicologia, Ângela Bley, uma boa trilha sonora faz bem para a saúde. “A música mexe com a subjetividade do ser humano. Ela tem o poder de fazer com que as pessoas retomem memórias antigas que as ajudam a encarar uma fase tão difícil como, por exemplo, a internação. Ela também está ligada com a criatividade e autoestima dos meninos e meninas”, destaca a psicóloga.

Além disso, a profissional adverte: “É importante ver como a criança aceita e responde ao estímulo musical. Isso também depende da fase em que ela se encontra. Algumas músicas podem trazer sensações boas ou ruins”, afirma.

Música e educação
No Hospital Pequeno Príncipe, a música está presente na rotina dos pacientes. Setores como o Voluntariado e Educação e Cultura promovem ações que estimulam o hábito na infância. Por meio de apresentações, projetos cultuais e até mesmo aulas diferenciadas, profissionais da instituição levam a música aos meninos e meninas que estão em tratamento.

Para o coordenador do Setor de Educação e Cultura, Claudio Teixeira, essas ações são essenciais para a rotina de um hospital. “A arte não é algo supérfluo, mas fundamental. A própria vivência da música já educa, produz cidadania. Poucas coisas no mundo têm tantos efeitos positivos quanto a música”, relata.

A paciente Isadora Bairros, de 18 anos, vivenciou uma dessas experiências. Em parceria com o educador Paulo Alexandre Monteiro, produziu uma música que reflete alguns dos sentimentos vivenciados durante seu período de internação. Confira o vídeo:

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais