Um alerta importante no Dia Mundial da Imunização - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Um alerta importante no Dia Mundial da Imunização

Na ausência de uma vacina contra o coronavírus, é fundamental manter a prevenção em dia contra outras doenças, como o sarampo e a febre amarela, que podem sobrecarregar o sistema de saúde nesta fase de pandemia
09/06/2020
Neste Dia Mundial da Imunização, a médica Heloisa Giamberardino lembra que é importante manter o calendário vacinal em dia em tempos de pandemia e ainda dar atenção especial à saúde das crianças.

Ainda não existe uma vacina contra o coronavírus, mas é importante – neste momento de pandemia – manter distante o risco de outras doenças que podem ser prevenidas. Por conta disso, neste 9 de junho, Dia Mundial da Imunização, o Hospital Pequeno Príncipe faz um alerta a toda sociedade, principalmente àqueles que respondem também pela saúde de milhares de crianças.

A médica e coordenadora do Serviço de Epidemiologia e Controle de Infecção Hospitalar (SECIH) e do Serviço de Imunizações do Hospital Pequeno Príncipe, Heloisa Giamberardino, lembra que todo cuidado faz a diferença nesta fase de combate e prevenção à COVID-19. “As altas coberturas vacinais são fundamentais para manter o controle ou até mesmo eliminar as doenças infectocontagiosas. Elas podem sobrecarregar o sistema de saúde, pois algumas doenças imunopreveníveis levam muitas vezes à necessidade de hospitalização”, reforça a especialista.

Diante desse quadro preocupante, Heloisa Giamberardino, que também é a médica responsável pelo Centro de Vacinas do Pequeno Príncipe, alerta para doenças, como o sarampo e febre amarela, que voltaram a ser um problema nos últimos anos. “Perdemos o status de país sem a doença e um surto de sarampo neste instante seria um caos para o sistema de saúde. O mesmo problema é verificado com a febre amarela, já temos vários casos no Sul registrados em 2020”, completa.

Por essas e outras razões, a imunização é bem-vinda, recomendada e altamente necessária. Nesta época do ano, por exemplo, é preciso se prevenir ainda das meningites e doenças respiratórias. “É importante manter o calendário vacinal em dia, sobretudo das crianças. Com o coronavírus, é importante fazer mais aplicações numa mesma visita à unidade de saúde ou em sua clínica de preferência, desde que o prazo vacinal esteja correto”, completa.

+ Notícias

27/09/2023

Livro “No Reino de Araucarilândia” inspira alunos do quinto ano do Colégio Positivo

Considerada lúdica e didática, a obra de autoria do diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, foi trabalhada em sala de aula e explorada em “Feira de Conhecimento”
27/09/2023

Qual é a importância do voluntariado em um hospital pediátrico?

Uma perspectiva especial sobre o trabalho voluntário no Pequeno Príncipe
27/09/2023

Doação de órgãos e tecidos: 219 pacientes foram transplantados em 2022

O Hospital Pequeno Príncipe é referência em transplantes em crianças e adolescentes e conta com estrutura e equipes altamente capacitadas para esses procedimentos
26/09/2023

Secretário de Desenvolvimento Social e Família visita o Hospital

Rogério Carboni elogiou a participação da instituição na eleição do CEDCA/PR
22/09/2023

Onda de calor no Brasil: saiba como cuidar da saúde das crianças

Desidratação, cansaço, insolação e desconfortos respiratórios são apenas alguns dos problemas que o excesso de calor pode causar
21/09/2023

Pequeno Príncipe e seu compromisso com a equidade e inclusão

Neste Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a instituição ressalta as adequações de acessibilidade nos espaços físicos e iniciativas para promover autonomia desse público
Ver mais