Tribuna Livre: Pequeno Príncipe aborda desafios na Câmara

Notícias

Pequeno Príncipe aborda desafios na Câmara Municipal de Curitiba

A participação da instituição na sessão foi uma iniciativa do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD)
29/11/2023
Tribuna Livre
A convite do vereador Jornalista Márcio Barros, o diretor-corporativo José Álvaro apresentou os desafios da instituição na sessão solene. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Os desafios enfrentados pelo maior hospital exclusivamente pediátrico do país foram tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Curitiba desta quarta-feira, dia 29. Durante a sessão, o diretor-corporativo do Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, também prestou contas sobre a produtividade assistencial e a construção do Pequeno Príncipe Norte.

Eleito, pelo terceiro ano consecutivo, o melhor hospital pediátrico da América Latina pela revista norte-americana Newsweek, o Pequeno Príncipe realizou em 2022 mais de 250 mil atendimentos e 18 mil cirurgias que beneficiaram pacientes do Brasil inteiro. “Hoje, o Pequeno Príncipe é responsável por realizar 14% dos transplantes de medula óssea e 15% dos transplantes hepáticos pediátricos do país. O atendimento do Hospital extrapola as fronteiras do nosso município, do estado e também do Brasil, fazendo com que famílias de outros países busquem por nós”, destacou José Álvaro.

Incêndio

Um mês após a explosão seguida de um incêndio, que destruiu o Ambulatório de Oncologia, Hematologia e Transplante de Medula Óssea (TMO) do Pequeno Príncipe, o diretor-corporativo também aproveitou o espaço para agradecer todas as manifestações de apoio e solidariedade da comunidade. “Acreditamos que o seguro vai cobrir grande parte do prejuízo, mas estamos recebendo muito apoio da comunidade, e eu gostaria de agradecer profundamente, porque isso tem sido fundamental”, disse.

Para manter a assistência às crianças e aos adolescentes que fazem tratamento contínuo, a instituição preparou um espaço temporário para atendimento no 6.º andar do Hospital. Nenhum dos serviços foi paralisado em função do ocorrido e todos continuam com a mesma qualidade e eficiência.

Pequeno Príncipe Norte

A nova unidade será construída no terreno cedido pela Associação Eunice Weaver do Paraná (AEW-PR). O projeto total do Pequeno Príncipe Norte prevê a construção de dois hospitais, sendo um hospital-dia e um de alta complexidade, das sedes da Faculdades Pequeno Príncipe e do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, e de um centro cultural. A unidade se somará ao atual Hospital, representando uma ampliação no atendimento hoje oferecido à população. A primeira fase desse projeto vai contar com as obras de infraestrutura e a implantação do hospital-dia.

A Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um canal entre a sociedade e os vereadores de Curitiba. Os temas são de livre escolha e sugeridos pelos próprios parlamentares. As falas podem servir, por exemplo, para a prestação de contas e a apresentação de uma campanha de conscientização.

O vereador Jornalista Márcio Barros, proponente da sessão sobre o Pequeno Príncipe, aproveitou para ressaltar a grandiosidade da instituição para a capital do Paraná. “Esse espaço tem um papel importante, porque consegue trazer pessoas e instituições que transformam a cidade. E hoje tenho a felicidade de poder falar de um hospital que tem 104 anos e que é o melhor pediátrico da América Latina, um hospital com mais de 2.500 colaboradores CLTs, mais de 300 médicos, e que faz a diferença no município de Curitiba”, concluiu.

  • Confira, no vídeo a seguir, como foi a participação do Hospital Pequeno Príncipe:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16) e Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

13/07/2024

ECA: ampliação de leis fortalece proteção contra violência

Entre as atualizações, está a inclusão de bullying e cyberbullying no Código Penal. Neste Dia do ECA, o Hospital Pequeno Príncipe chama a atenção para dados alarmantes destes tipos de violências
10/07/2024

Por que é importante não reprimir o choro?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas de como criar um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes expressarem as emoções
09/07/2024

Sessão de cinema diverte pacientes da hemodiálise

Crianças e adolescentes atendidos no Hospital Pequeno Príncipe saíram do espaço com o coração aquecido e memórias inesquecíveis
08/07/2024

Nota de solidariedade ao hospital pediátrico bombardeado em Kiev

Pequeno Príncipe manifesta a dor pela violência cometida contra pessoas inocentes, dentre elas crianças doentes e hospitalizadas
04/07/2024

Tratamento de efluentes: Hospital e Sanepar assinam parceria

Iniciativa pioneira no país vai testar diferentes maneiras de reduzir antibióticos e combater o surgimento de superbactérias no esgoto hospitalar
03/07/2024

Como o celular e as redes sociais afetam os adolescentes?

Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como promover a utilização equilibrada e responsável dessas tecnologias
Ver mais