Tratamento diferenciado há 45 anos para pacientes com câncer - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Tratamento diferenciado há 45 anos para pacientes com câncer

Serviço do Pequeno Príncipe é referência no Paraná e no Brasil. Em 23 de novembro é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil
22/11/2013

DSC_0062“No Pequeno Príncipe, o tratamento vai além do paciente, estende-se também à família. É um trabalho humanizado. As crianças tratadas e transplantadas no Hospital têm a bênção de estar num ambiente maravilhoso.” Esse é um trecho do depoimento emocionante de Mariana Piemonte, mãe de Guilherme, um dos milhares de pacientes que passaram pelo serviço de Oncologia e Hematologia do Hospital nesses 45 anos.

Na época do tratamento, em 2007, o Pequeno Príncipe ainda não possuía o serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO). Mas foi no Hospital que o garoto teve diagnosticada a leucemia e também se recuperou, a pedido da mãe, após realizar o procedimento cirúrgico em outra instituição.

Em 23 de novembro é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Na ocasião, é reforçada a importância de ficar atento aos primeiros sintomas da doença, para garantir o diagnóstico precoce. O câncer infantojuvenil é atualmente a primeira causa de morte, por doenças, na faixa etária de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Cerca de 70% das crianças que têm a enfermidade podem ser curadas, o que comprova a relevância de se descobrir a doença em seu estágio inicial. De acordo com um estudo feito pelo Pequeno Príncipe e que aborda o período que vai de 1998 até 2009, 65% das crianças e adolescentes tratados no Hospital tiveram remissão completa do câncer após o primeiro tratamento.

Sobre o serviço do OHTMO
O serviço de Oncologia e Hematologia do Pequeno Príncipe é o maior em pediatria do Paraná, conforme informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), além de estar entre os mais importantes do Brasil. Em média, 120 novos casos oncológicos são diagnosticados por ano. Em relação aos transplantes de medula óssea, de janeiro a outubro de 2013 foram realizados 16 procedimentos.

A médica responsável pelo Serviço de Oncologia, Flora Mitie Watanabe, destaca qual é a fórmula de sucesso que faz com que o setor do Hospital seja uma referência no Brasil. “A paixão pelas crianças move o nosso trabalho. Toda a equipe atua visando o bem-estar dos pacientes e compartilha a boa vontade, a generosidade e o amor”, afirma.

+ Notícias

22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
07/04/2024

Dia Mundial da Saúde: “Minha Saúde, Meu Direito”

O Hospital Pequeno Príncipe desenvolve uma série de iniciativas em favor da proteção integral de meninos e meninas
Ver mais