Transplante de tecido ósseo é importante na restauração e reconstrução

Notícias

ALTA COMPLEXIDADE | Transplante de tecido ósseo é importante na restauração e reconstrução

O enxerto pode ser usado no tratamento de deformidades e estimula a formação óssea
17/04/2023
Transplante de tecido ósseo Pequeno Príncipe
Transplante de tecido ósseo incentiva que fraturas não consolidadas ou falhas sejam corrigidas.

Crianças e adolescentes diagnosticados com alguma doença ortopédica, como deformidades ou perdas ósseas, podem ser beneficiados pelo transplante de tecido ósseo. O procedimento é um grande aliado nas cirurgias realizadas pelo Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe, diminuindo o risco de o organismo rejeitar próteses e tornando a recuperação mais segura.

Em 2022, a instituição realizou 135 transplantes de tecidos ósseos pediátricos. Doenças da coluna, deformidades no quadril e pé, além de fraturas não cicatrizadas, são os principais procedimentos que usam o enxerto no Hospital, seja na restauração de áreas com ausência de osso, devido a tumores e traumatismos, ou na reconstrução de deformidades.

Os tecidos utilizados nas cirurgias são resultantes de bancos de tecido musculoesqueléticos, já que a possibilidade de fazer o enxerto com osso do próprio paciente é menor em razão do tamanho da criança. “É importante reforçar que não existe risco de rejeição a esse tecido proveniente de banco. Ele passa por um preparo intenso, deixando apenas a parte mineral, sem rastro sanguíneo”, explica o médico responsável pelo Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe, Luiz Antonio Munhoz da Cunha.

Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe - Transplante de tecido ósseo
Em 2022, a instituição realizou 135 transplantes de tecidos ósseos pediátricos.

Transplante de tecido estimula formação óssea

Um motivo importante para usar enxerto em procedimentos cirúrgicos é a estimulação da formação óssea. De acordo com o ortopedista pediátrico Luis Eduardo Munhoz da Rocha, do Pequeno Príncipe, esse processo incentiva que fraturas não consolidadas ou falhas no tecido formem um novo osso a partir do transplante.

Nas cirurgias da coluna, em especial na correção de escolioses, o transplante é usado para reparar o dano, mas também para dar estabilidade, auxiliando na fixação das próteses (hastes e parafusos) nas articulações, promovendo uma correção completa.

Os tecidos utilizados nas cirurgias são resultantes de bancos de tecido musculoesqueléticos.

“Depois do enxerto, a célula da própria criança ou adolescente transforma o tecido que estava morto em um novo, favorecendo a estimulação de formação óssea e possibilitando a estabilização do osso”, explica Luis Eduardo.

Correção de deformidades e malformações

Grande parte dos atendimentos realizados pelo Serviço de Ortopedia do Pequeno Príncipe é de casos complexos em crianças e adolescentes, como a correção de deformidades no pé. Durante o procedimento cirúrgico, o ortopedista estrutura um osso com o enxerto e corrige a malformação. Depois de seis meses, o tecido é totalmente incorporado à estrutura do paciente, reparando a deformidade.

Em cirurgias de pacientes com deformidade no quadril, principalmente aqueles com mobilidade reduzida que usam cadeira de rodas, o transplante de tecido ósseo é feito regularmente. “Nesses casos, uma quantidade maior de enxerto é usada para fixar o parafuso com o osso e não gerar um estresse, afrouxando a prótese com o tempo. O tecido preenche por completo o osso e o equipamento, permitindo uma correção integral”, detalha Luis Eduardo.

Nas cirurgias da coluna, o transplante é usado para reparar o dano, mas também para dar estabilidade.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3). 

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais