Técnica Debriefing é tema de capacitação para médicos e enfermeiros no Centro de Simulação Realística Pequeno Príncipe - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Técnica Debriefing é tema de capacitação para médicos e enfermeiros no Centro de Simulação Realística Pequeno Príncipe

Conduzido pela médica Rafaella Fadel Friedlander, ex-residente da UTI Pediátrica do Hospital e que cursa Fellowship em Simulação na Penn State Hershey Clinical Simulation Center, na Pensilvânia (EUA), o encontro abordou a metodologia utilizada na educação de profissionais por simulação
09/11/2020
A médica Rafaella Fadel Friedlander conduziu o encontro.

O Centro de Simulação Realística Pequeno Príncipe recebeu, no dia 7 novembro, a médica Rafaella Fadel Friedlander – ex-residente da UTI Pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe e que cursa Fellowship em Simulação na Penn State Hershey Clinical Simulation Center, na Pensilvânia, Estados Unidos – para um treinamento sobre a técnica Debriefing, utilizada em capacitações de simulação. O curso também teve a presença das médicas Renatta Fadel – instrutora de Simulação pela Penn State – e Maria Florencia Conzi – integrante do Laboratório de Simulação Neonatal, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O encontro contou com uma parte teórica, incluindo dinâmicas e discussões, além de uma etapa prática.

O evento abordou a técnica Debriefing.

O curso, voltado para instrutores do Centro de Simulação Realística, promoveu a criação de raciocínio clínico, técnicas de aprendizagem eficazes e meios criativos para a transmissão de conhecimento para os alunos. “O treinamento é fundamental para que os instrutores ensinem de forma efetiva, desde a forma de elaborar uma simulação, a montagem do cenário, a melhor maneira de trabalhar com os alunos e a questão psicológica envolvida. O curso com foco em Debriefing é essencial para que os treinadores auxiliem os alunos na reflexão dos conteúdos aprendidos”, explicou Rafaella Fadel Friedlander, que conduziu o treinamento.

A parceria com profissionais dos EUA tem contribuído para a troca de experiências e ideias sobre a área da simulação médica. “A troca de aprendizados reflete na melhora do processo de ensino-aprendizagem, englobando a nossa habilidade para fazer perguntas, ouvir e alcançar o aprendizado eficaz dos alunos”, contou o instrutor do Centro de Simulação Realística, Renan Pamplona, que atua no projeto desde o início, em maio de 2019.

Médicos e enfermeiros do Pequeno Príncipe participaram do encontro.

Importância
O Pequeno Príncipe, por meio do Centro de Simulação Realística, entende a importância da capacitação adequada dos profissionais para que a assistência aos pacientes seja realizada com excelência e qualidade. Por isso, parcerias como essa tendem a continuar. “Nós temos como objetivo uniformizar a conduta do nosso instrutor, capacitando-o com os diferentes métodos de ensino para adultos. Para que ele consiga usar, com confiança e segurança, os conteúdos e procedimentos aprendidos nos treinamentos na prática do dia a dia”, enfatizou o coordenador do Centro de Simulação Realística, Eduardo Gubert.

Sobre a metodologia
A metodologia Debriefing é utilizada na educação de profissionais por simulação e tem o objetivo de revisar, refletir e discutir os conteúdos aprendidos nos treinamentos para que a aprendizagem e o raciocínio sejam fortalecidos em conjunto. “O Debriefing é muito agregador. Por meio dele, conseguimos melhorar a nossa comunicação, não deixando espaço para dúvidas, mas abrindo as possibilidades de ideias e aprendizados”, ressaltou a supervisora do Centro de Simulação Realística, Cláudia Fernandes.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais