Tabagismo: quais os riscos do fumo passivo?

Notícias

Tabagismo: quais os riscos do fumo passivo?

Hospital Pequeno Príncipe chama atenção para malefícios da fumaça do cigarro especialmente para o público infantojuvenil
31/05/2023
tabagismo
O tabagismo está ligado a vários problemas de saúde, por isso é preciso atenção à fumaça que os pequenos são expostos.

Cerca de oito milhões de mortes por ano são relacionadas ao tabagismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Dessas, 1,2 milhão (15%) são decorrentes da exposição ao fumo passivo, ou seja, de pessoas que não fazem uso do cigarro, mas por conviverem com quem fuma acabam inalando as substâncias nele contidas. Neste Dia Mundial sem Tabaco, o Pequeno Príncipe alerta sobre os principais riscos aos meninos e meninas que são expostos à fumaça do cigarro.

A fumaça do cigarro tem mais de sete mil compostos e substâncias químicas. Desses, pelo menos 69 causam câncer, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).  O tabagismo está ligado a vários problemas de saúde e o público infantil é mais suscetível aos malefícios do fumo passivo por terem as vias aéreas menores. Por isso, a orientação de especialistas é evitar a exposição a ambientes onde estejam fazendo uso de qualquer forma de tabaco.

E o cigarro eletrônico?

Mais prático, com um formato mais moderno e oferecendo uma infinidade de sabores e aromas, o cigarro eletrônico (também chamado de vaper), passou a ser socialmente aceitável e tem ganhado cada vez mais espaço entre os jovens. Os vaporizadores são usados com um líquido que contém nicotina e outros produtos químicos sendo igualmente nocivo e viciante para quem fuma tanto quanto o cigarro comum.

De acordo com a pneumologista pediátrica Débora Chong, do Hospital Pequeno Príncipe, os fumantes passivos também correm riscos de sofrer os efeitos negativos dos cigarros eletrônicos. “Já temos estudos mostrando que há prejuízos para a saúde, especialmente em asmáticos”, explica. Embora algumas informações ainda estejam em fase de estudos, evidências mostram que o vapor pode conter diferentes quantidades de substâncias tóxicas e metais pesados.

Quais os riscos do fumo passivo?

Riscos para o bebê durante a gravidez
– Aumento nos níveis de monóxido de carbono no sangue.
– Menor recebimento de oxigênio.
– Aborto espontâneo e morte fetal.

Riscos para o recém-nascido
– Parto prematuro.
– Morte súbita infantil (risco aumentado em duas vezes).
– Baixo peso ao nascer. 

Riscos para crianças e adolescentes
– Infecções de ouvido repetitivas.
– Resfriados constantes.
– Crises de asma.
– Pneumonia.
– Rinite aguda.
– Aumento da chance de tornar-se fumante no futuro.

Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Hospital Pequeno Príncipe é dedicado ao diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho respiratório (enfermidades pulmonares agudas e crônicas, bem como doenças não pulmonares que afetam o sistema respiratório) e é referência nacional para o atendimento de fibrose cística, uma enfermidade genética que compromete os sistemas respiratório e digestório.

  • Confira, no vídeo a seguir, os perigos e as consequências do uso de cigarro:

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

12/06/2024

Cardiopatias congênitas: diagnóstico precoce evita complicações graves

Neste Dia Nacional de Conscientização da Cardiopatia Congênita, o alerta é para os exames disponíveis para diagnóstico e à importância do tratamento adequado para cada caso
11/06/2024

Gala Pequeno Príncipe 2024 será realizado em São Paulo

Jantar com a participação das madrinhas marcou o lançamento do evento, programado para o dia 30 de setembro
10/06/2024

Semana da Coluna tem mutirão com cirurgias de alta complexidade

Oito crianças passarão por procedimentos no Hospital, que é referência nacional em ortopedia pediátrica
06/06/2024

16.ª Noite dos Chefs une gastronomia e solidariedade

O evento tradicional une gastronomia e solidariedade com o objetivo de arrecadar recursos
05/06/2024

Como trabalhar a educação ambiental desde a infância?

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, o Hospital Pequeno Príncipe dá dicas sobre como falar a respeito da conservação do planeta com as crianças
04/06/2024

Doenças que mais acometem as crianças devido às enchentes

Além da destruição, as inundações no Rio Grande do Sul também preocupam pelo grande aumento de doenças infectocontagiosas e de pele
Ver mais