Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna no Hospital

Notícias

Pequeno Príncipe sedia Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna

Evento foi promovido em conjunto com a principal organização mundial dedicada à promoção do conhecimento e pesquisa em cirurgia de coluna  
23/10/2023
Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna
O Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna foi promovido em conjunto com a AO Spine Latin America, líder no tema.

Uma manhã para aprofundar o conhecimento sobre cirurgia para distúrbios da coluna em crianças e adolescentes. Assim foi o sábado, dia 21, no Pequeno Príncipe para cirurgiões e profissionais da área de Ortopedia. O evento foi realizado em conjunto com AO Spine Latin America – líder global em educação e pesquisa inovadora em cirurgia da coluna.

“Este é o terceiro ano que promovemos no Hospital essa prática de educação de acordo com os princípios da AO Spine. Trabalhamos com a metodologia no formato de discussão em grupo. Para nós, é muito importante trazer cases para análise e aprofundamento no Pequeno Príncipe, que é um centro de referência no tratamento em deformidades complexas da população pediátrica no Brasil”, enfatiza o diretor do Programa Hospital Based Seminar da AO Spine, Luiz Gustavo Dal´Oglio da Rocha.

Destaques do Seminário de Deformidades Pediátricas da Coluna 

As práticas interativas abordaram especialmente escoliose idiopática e neuromuscular – encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral – e espondilolistese – quando uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra, caracterizando a perda do alinhamento da coluna.

“Para este curso, apresentamos princípios fundamentais e conceitos atuais no diagnóstico e tratamento de patologias da coluna vertebral. Contamos com a participação de profissionais mais experientes e também de novos para que haja uma troca construtiva e efetiva de conhecimento”, destaca um dos coordenadores do evento, Luiz Muller Avila, ortopedista especializado em cirurgias para correção de deformidades na coluna vertebral e que atua no Pequeno Príncipe.

No decorrer das discussões, o médico especialista em cirurgias ortopédicas e deformidades da coluna, Carlos de Abreu Aguiar, que atende no Pequeno Príncipe há 20 anos e é membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) e Scoliosis Research Society (SRS), acrescentou a importância de cada paciente ser cuidado de forma diferenciada. “Não tratamos somente a coluna. Para cada diagnóstico, há um tratamento específico. Nosso objetivo principal é proporcionar sempre melhorar a qualidade de vida do paciente”, afirma.

O ortopedista especialista em coluna, Daniel Cunha, que atua em Belo Horizonte, destaca a importância da participação em eventos como este. “O Pequeno Príncipe é uma ilha. Aqui, chegam casos de todo o Brasil e temos a oportunidade de ver complexidades muito maiores”, pontua. “Fiz parte de minha formação neste Hospital em 2017. Hoje, ao atuar na área de ortopedia pediátrica, venho com outra visão para o curso, muito mais ampliada, e saio com conhecimento atualizado”, conta.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais