Resistência a antimicrobianos: saiba mais sobre o tema

Notícias

Uso excessivo de antimicrobianos pode provocar resistência

Hospital Pequeno Príncipe alerta para os riscos da utilização inadequada desses medicamentos
20/11/2023
resistência a antimicrobianos
Cerca de cinco milhões de mortes estavam associadas à resistência a antimicrobianos, segundo a OMS.

A resistência a antimicrobianos (Ram) tem crescido dia após dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2019, cerca de cinco milhões de mortes estavam associadas à Ram, incluindo 1,27 milhão de óbitos diretamente atribuídos a ela. A resistência a esses medicamentos ocorre quando bactérias, vírus, fungos e parasitas passam por mutações ao longo do tempo e não são mais eliminados pelos antimicrobianos. Isso torna as infecções difíceis de tratar e aumenta o risco de propagação, gravidade das doenças e mortes.

Todos os anos, a OMS organiza a Semana Mundial de Conscientização sobre o Uso de Antimicrobianos, cujo tema em 2023 é: “Prevenindo juntos a resistência antimicrobiana”. A intenção da iniciativa é conscientizar a população sobre a importância de fazer uso de antibiótico somente com prescrição médica. O consumo excessivo de medicamentos, prescrições equivocadas, doses inadequadas e poucas ações de controle podem causar resistência a essas composições.

O tratamento de infecções é afetado por essa resistência a antimicrobianos à medida que causa o aumento no tempo de internamento e de recuperação do paciente, utilização de vários esquemas de antibióticos e risco elevado de reações adversas.

resistência a antimicrobianos
Pequeno Príncipe conta com um programa fundamental para prevenção da resistência a antimicrobianos.

Programa de Stewardship de Antimicrobianos

Também conhecido como Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) pela ANVISA, o Programa de Stewardship de Antimicrobianos é fundamental para o uso efetivo e individualizado desses medicamentos. Consiste no auxílio do farmacêutico clínico no momento em que o médico faz a gestão do emprego de antimicrobianos, principalmente ao promover a articulação entre uma equipe multiprofissional para avaliação do melhor tratamento para cada paciente.

Quando um antimicrobiano é prescrito, o farmacêutico responsável analisa e valida se o medicamento está dentro do protocolo da instituição. “Realizamos acompanhamento no quadro da criança ou do adolescente internado no Hospital. Dessa forma, conseguimos ajustar o que precisa e garantir que o paciente tenha o melhor acompanhamento e antimicrobiano possível. Isso evita que sejam aplicados inúmeros medicamentos até que um faça o efeito desejado”, explica o vice-diretor-técnico de Qualidade e Pesquisa Clínica, Fábio de Araújo Motta, do Pequeno Príncipe.

Os principais resultados obtidos foram a redução de dias de uso de antimicrobianos, a diminuição de custos e o controle do avanço da resistência a esses fármacos.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12).

Acompanhe também as redes sociais do Hospital Pequeno Príncipe (FacebookInstagram, LinkedIn, X, YouTube e TikTok) e fique por dentro de informações de qualidade!

+ Notícias

18/11/2025

Quais são as consequências da distorção de imagem na adolescência?

A busca por um “rosto perfeito” pode, na realidade, esconder sofrimento emocional
12/11/2025

Pequeno Príncipe Norte recebe equipe do Cindacta II para conversa sobre preservação e integração ambiental

O encontro discutiu ações conjuntas para a manutenção das áreas verdes das instituições
11/11/2025

O que é síndrome nefrótica em crianças?

O inchaço é o principal sintoma, e o diagnóstico precoce é fundamental, pois favorece a recuperação
04/11/2025

Nariz sangrando em crianças: quando se preocupar e o que fazer

Ar seco e infecções respiratórias estão entre as principais causas do sangramento nasal
03/11/2025

Pequeno Príncipe é novamente ouro em Resiliência Climática no prêmio global de sustentabilidade

Reconhecimento internacional valoriza o compromisso da instituição com a preparação para os desafios das mudanças climáticas
31/10/2025

Diretor do Complexo Pequeno Príncipe recebe Comenda da Ordem da Luz dos Pinhais

José Álvaro da Silva Carneiro foi homenageado pela prefeitura de Curitiba na Ópera de Arame
Ver mais