Resfriado x gripe: saiba as principais diferenças - Hospital Pequeno Príncipe

Notícias

Resfriado x gripe: saiba as principais diferenças

Pós-doutora em Otorrinolaringologia esclarece as características e os sintomas das duas doenças, que são confundidas com frequência
22/07/2016

As infecções das vias aéreas superiores são muito comuns entre crianças e adultos. Elas representam 4,5% das internações – cerca de 500 mil delas – feitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre elas, estão o resfriado e a gripe, doenças que são confundidas com frequência. Mas você sabe quais são as diferenças entre essas enfermidades?

A médica Shirley Shizue Nagata Pignatari – que é pós-doutora em Otorrinolaringologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – esclareceu esses aspectos durante a palestra Atualização na abordagem terapêutica de infecções das vias aéreas em Pediatria. O evento foi realizado nesta semana no Hospital Pequeno Príncipe, para médicos, residentes e alunos de Medicina.

Confira abaixo as principais características e os sintomas do resfriado comum e da influenza.

1- Sintomas
O início do resfriado é gradual e a criança apresenta coriza e congestão nasal. A febre é ausente ou baixa. Já nos quadros de gripe, o começo é abrupto e a febre é usualmente alta. Dentre os sintomas da influenza, estão calafrios, tosse, dor de garganta e mialgia.

2- Evolução e complicações
No caso do resfriado, o comprometimento do estado geral da criança é leve ou moderado e a recuperação da doença é rápida. Podem haver complicações leves ou moderadas. Por outro lado, o comprometimento do estado geral do paciente em situações de gripe é importante e a evolução da enfermidade dura de uma a duas semanas, a maioria acompanhada de tosse. A influenza pode levar a complicações graves, como a pneumonia.

3- Ocorrência
O resfriado pode atingir as crianças durante o ano todo. Já a gripe é sazonal, com ocorrência no outono e no inverno.

Sobre o evento
O evento Atualização na abordagem terapêutica de infecções das vias aéreas em Pediatria reuniu, nesta semana, médicos, residentes e alunos de Medicina. Nele, foram ressaltadas as características de diversas doenças e o tratamento mais adequado para cada uma delas. Mononucleose, faringotonsilite estreptocócica, angina Plaut-Vincent, resfriado, gripe e amigdalite foram algumas das enfermidades citadas durante a aula.

A ação faz parte das atividades de educação continuada voltadas aos profissionais do Hospital Pequeno Príncipe. O evento está em sintonia com os valores e princípios da instituição, como o aprimoramento técnico-científico, a busca pela excelência e a multiplicação do conhecimento. “Procuramos sempre trazer especialistas de outras entidades para tratar de variados temas da Pediatria, para que eles possam proporcionar mais conhecimento a nossa equipe”, concluiu o pediatra do Pequeno Príncipe, Nilton Kiesel, que organizou o evento.

A médica Shirley Shizue Nagata Pignatari esclareceu as características e os sintomas do resfriado e da gripe durante palestra realizada no Hospital Pequeno Príncipe.

+ Notícias

25/03/2024

Sociedade Paranaense de Pediatria: 90 anos em prol da saúde infantojuvenil

Berço da pediatria no Paraná, o Pequeno Príncipe se orgulha da semente plantada naquele 25 de março de 1934
20/03/2024

Curso de Medicina da Faculdades Pequeno Príncipe recebe acreditação do Saeme-CFM

Além do reconhecimento pela qualidade da educação, a certificação também abre caminho para estudantes trabalharem e estudarem no exterior
19/03/2024

Quais são as doenças mais comuns no outono?

O Hospital Pequeno Príncipe alerta sobre os principais sintomas, causas e cuidados relacionados a cada uma delas
18/03/2024

Oito novos leitos de terapia intensiva são inaugurados

Com investimento do governo estadual e da Volkswagen do Brasil, o Hospital Pequeno Príncipe aumenta em 12% sua capacidade de vagas em UTIs
15/03/2024

Da gestação aos 3 anos: conheça a Primeiríssima Infância

É nesse período que as crianças precisam receber cuidados e estímulos adequados para o seu desenvolvimento pleno
14/03/2024

Quais são os sintomas da doença renal crônica?

No caso de crianças e adolescentes é preciso ficar atento aos sinais, que podem auxiliar no diagnóstico precoce da DRC
Ver mais