Mochila escolar: qual o peso máximo e a forma correta de usar?

Notícias

Qual o peso máximo e a forma correta de usar mochila escolar?

Hospital Pequeno Príncipe orienta sobre as características ideais do acessório e dá dicas para evitar o sobrepeso
13/02/2023
peso da mochila
Duas características são essenciais para a escolha da mochila escolar: o tamanho e o peso do próprio acessório.

Entre os itens da lista de materiais para a volta às aulas, a mochila é um dos preferidos das crianças. Elas querem escolher a cor, o tamanho, o personagem e se será de rodinhas ou de alças. Mas esse acessório merece atenção dos pais e responsáveis, pois a opção feita pelos pequenos pode causar problemas de saúde.

O ortopedista pediátrico Evando José Aguila Góis, do Hospital Pequeno Príncipe, destaca que o peso da mochila é o primeiro fator a ser observado. A Sociedade Americana de Pediatria estabeleceu que o acessório não deve ultrapassar 10% do peso da criança.

Quando a mochila excede o peso ideal, uma série de problemas pode ser desencadeada. O tempo de uso da mochila e a distância percorrida pela criança até a sala de aula também são fatores que precisam ser considerados, pois podem agravar os impactos do sobrepeso.

Modelo ideal

Duas características são essenciais para a escolha da mochila escolar: o tamanho e a observação do peso do próprio acessório, que deve ser o mais leve possível, de preferência com, no máximo, 1kg. A orientação é que a mochila não seja excessivamente grande e com muitos compartimentos, principalmente se for para crianças menores.

Além de não se ajustar corretamente ao corpo, isso pode estimular que objetos desnecessários sejam levados. Os especialistas indicam ainda que o tamanho não ultrapasse a medida da largura das costas e não exceda o limite de 5cm abaixo da cintura.

Outro elemento importante é o cinto abdominal. Ele ajuda a prender e ajustar melhor o acessório no corpo da criança, proporcionando uma distribuição mais uniforme do peso. As tiras também precisam ser bem acolchoadas e largas, com no mínimo 4cm. “Essas características contribuem para que a pressão nos ombros seja mais bem dividida na maior superfície do corpo, prevenindo irritações da pele nesses locais”, pontua Góis.

Uma alternativa indicada é o uso de mochilas de rodinhas. Mesmo que precisem ser carregadas em alguns momentos, como nas escadas, o tempo e a distância são mais curtos e, consequentemente, há menor exposição ao peso.

Uso correto da mochila escolar

  • Não exceder o peso da mochila em 10% do peso corporal da criança.
  • Utilizar sempre ambas as tiras nos ombros.
  • Tencionar as tiras para que a mochila fique bem junto ao corpo e aproximadamente 5cm acima da linha da cintura.
  • Organizar a mochila, utilizando todos os seus compartimentos, de modo que os objetos mais pesados fiquem no centro e mais próximo das costas.
  • Transportar apenas o necessário: não carregue livros ou objetos que não serão utilizados naquele dia.
  • Dobrar os joelhos ao se agachar: não se incline dobrando as costas, principalmente para erguer algo pesado e ao carregar mochilas.

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

Serviço de Ortopedia

Referência nacional, o Serviço de Ortopedia do Hospital Pequeno Príncipe está entre os maiores serviços de ortopedia pediátrica do Brasil. A ortopedia pediátrica é uma subespecialidade que inclui todas as doenças ortopédicas da infância. Assim, todos os profissionais do serviço atendem de forma global a todas as patologias.

Além do atendimento de emergência 24 horas, o serviço realiza consultas e cirurgias, incluindo os procedimentos de grande porte. Conta com toda a estrutura necessária de apoio ao diagnóstico por imagem, interação com profissionais de outras áreas da medicina e suporte na reabilitação.

O Pequeno Príncipe é signatário do Pacto Global desde 2019. A iniciativa presente nesse conteúdo contribui para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e Bem-Estar (ODS 3).

Acompanhe os conteúdos também nas redes sociais do Pequeno Príncipe e fique por dentro de informações de qualidade – FacebookInstagramTwitterLinkedIn e YouTube.

+ Notícias

26/04/2024

18 anos de ciência para preservar a vida e construir o futuro

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe chega à maioridade e celebra desafios superados e muitas conquistas
22/04/2024

Erros inatos da imunidade: ampliação do teste do pezinho é essencial para diagnóstico precoce

Embora as manifestações clínicas sejam desenvolvidas em qualquer idade, essas doenças são prevalentes no público infantil
18/04/2024

Desenvolvimento do bebê: da gestação ao parto

O vínculo formado, as relações emocionais e os estímulos durante a gravidez fazem parte da Primeiríssima Infância
16/04/2024

COVID-19 e dengue são ameaças à saúde das crianças no Brasil

Primeiro trimestre de 2024 foi marcado pela elevação do número de casos e de mortes provocadas pelas duas doenças
11/04/2024

Renúncia fiscal transforma a vida de crianças e adolescentes

Destinação do Imposto de Renda contribui para a equidade no atendimento em saúde a pacientes vindos de todo o país
08/04/2024

Pronon e Pronas: Pequeno Príncipe contribui com consulta pública

Há dez anos, o Hospital elabora, executa e presta contas de projetos desenvolvidos dentro dos programas
Ver mais